Cidadania

Dia 20 de março, dia do Contador de Histórias e dia Internacional da Felicidade

Sendo um dos mais antigos costumes da humanidade, contar história é celebrar a fantasia e a lembrança, contribui inteiramente para as sensações da felicidade

Redação Rastro 101
20/03/2015 por Redação, atualizado em 20/03/2015 às 21h56 por Redação

Você sabia?!

Dia 20 de março é dia do Contador de Histórias e dia Internacional da Felicidade. Contar história sempre nos dá uma sensação maravilhosa de viajar no tempo ou mesmo em outros mundos. Contar uma história, seja numa roda de amigos ou para uma criança com certeza rende muita felicidade, embora o motivo de ser também o dia da alegria não seja esse, é louvável a possibilidade de compartilhar história e estórias, permitindo usufruir dessa ferramenta fantástica da lembrança e fantasia.

Contador de Histórias

(Reprodução da internet)(Reprodução da internet)Essa data foi criada em 1991, na Suécia, o objetivo era reunir os contadores e promover a prática em todo mundo.

A arte de contar história é bem antiga, por muito tempo foi a única maneira dos mais velhos passarem ensinamentos culturais que variam desde ao conhecimento popular medicinal das plantas a situações de gerações passadas. To mundo é um pouco contador e assim contribui para a evolução da humanidade. Hoje com esse mundo tecnológico, é bastante comum o grande alcance de histórias, as chamadas "virais".
O dia de hoje celebra as pessoas que dedicam suas vidas a levar alegrias e histórias com meio de divertimento e também aprendizado. Em 20 de março, celebramos os esforços desses profissionais tão queridos que através de técnicas e um dom divino nos encantam e envolvem com suas anedotas.

Parabéns a todos os contadores de histórias do Brasil, em especial aos poetas do Sertão os Repentistas!

Bons filmes que mostram como contar histórias pode ser inspirador:

O Contator de Histórias (2009)
Era uma vez (2008)
Alice no País das Maravilhas (2010)
Uma Aventura Lego (2014)

Dia Internacional da Felicidade

Reprodução da internetReprodução da internetCriado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) em 2012. Como a busca por felicidade é um objetivo universal e fundamental, nada mais justo que uma dia especialmente dedicado a celebração dessa sensação.

“Alegria é uma emoção, precisa de algo para provocá-la e é de curta duração. A felicidade é muito mais um estado mental, independe de um estímulo externo. Uma pessoa feliz pode atravessar um momento extremamente difícil na vida, mas ela continua sendo feliz, só não está alegre” diz a psicóloga Angelita Scardua.

Um dia também dedicado ao combate da depressão; consideradas a doenças do século, depressão e ansiedades são causadas pelas cobranças que a modernidade impõe quanto à vida em sociedade. Fazendo com que as pessoas se esqueçam do real valor da vida e permaneçam desgostas de suas belezas.

“As pessoas perdem de vista aquilo que as faz bem por conta de uma vida corrida, como um pôr do sol, uma conversa com um amigo, tudo porque estamos focados em outras coisas que não nós mesmos. Essa cultura está incentivando muito um individualismo extremo” diz a psicóloga Isaura Moura.

Como dizem os contadores de histórias:

"Quando o sol acena bate em mim
Diz valer a pena ser assim
Que no fundo é simples ser feliz
Difícil é ser tão simples
Difícil é ser tão simples"

(Música: Margens de mim - O Teatro Mágico)

Link curto:

TÓPICOS:
Livros Criança História

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu