Saúde

ADAB se reúne com o prefeito para falar sobre o comércio de carne no município

frigorífico em Eunápolis voltará a funcionar em 30 dias, e prefeito tentará celebrar parceria entre a prefeitura, açougueiros locais e frigorífico.

ASCOM / Prefeitura de Itagimirim
20/03/2015 por Redação, atualizado em 20/03/2015 às 10h56 por Redação

Diretoria da ADAB em reunião com o prefeito Rogério Andrade. (Foto: ASCOM)Diretoria da ADAB em reunião com o prefeito Rogério Andrade. (Foto: ASCOM)

Uma equipe da ADAB esteve em Itagimirim e detectou durante fiscalização em casas de carnes da cidade, produtos inadequados para venda. Durante a visita foi encontrada carne suja de capim, provocando a suspeita que o animal teria sido abatido e destrinchado no meio do mato. O cerco
está fechando e a situação dos pequenos comerciantes de carne no varejo é delicada. O abate clandestino é proibido e a acomodação da carne exige que esteja de acordo com normas impostas por Lei, assim como o transporte que exige que seja feito em caminhão frigorífico. Porém, na atualidade o frigorífico mais próximo de Itagimirim fica localizado há mais de 200 km de distancia.

A equipe da ADAB procurou o prefeito e expôs a situação, inclusive informando que o consumo de carne fora das normas passa a ser causadora de doenças e a Prefeitura acaba sofrendo com as conseqüências, uma vez que a procura pelos setores de saúde do município aumenta e onera os cofres públicos. O prefeito ficou duplamente preocupado; primeiro com a saúde da população e segundo com a situação dos açougueiros que sobrevivem de seus negócios.

Após muita procura por saídas que venham proteger a população e assegurar a permanência dos açougueiros com seus negócios, todos chegaram a um consenso. A ADAB dispõe de um programa educacional que é desenvolvido nas escolas. Esse programa educa as pessoas sobre o consumo de carnes e conscientiza quanto aos males que a carne pode causar se não estiver sob o controle dos órgãos competentes, especialmente da ADAB que dispõe de médicos veterinários com capacitação para tal tarefa.

Após muita procura por saídas que venham proteger a população e assegurar a permanência dos açougueiros com seus negócios, todos chegaram a um consenso. (Foto: ASCOM)Após muita procura por saídas que venham proteger a população e assegurar a permanência dos açougueiros com seus negócios, todos chegaram a um consenso. (Foto: ASCOM)O prefeito propôs ainda, já que o frigorífico em Eunápolis voltará a funcionar nos próximo 30 dias, que estará tentando celebrar uma parceria entre a Prefeitura de Itagimirim, açougueiros locais e a diretoria do frigorífico, para tratar de vários temas, dentre eles a aquisição de um caminhão adequado para o transporte da carne. O prefeito pediu paciência para os representantes da ADAB, no sentido de proteger o comércio local e autorizou a inserção do programa em todas as escolas da rede municipal. Os representantes da ADAB esclareceram que os açougues fiscalizados e detectados irregularidades serão notificados em primeira mão, para se adequarem na acomodação da carne e depois de uma segunda visita, aquele açougueiro que não tiver cumprido as normas receberá as penalidades devidas e poderá até ter seu açougue fechado.

Tudo entendido e acordo fechado o prefeito se mostrou menos preocupado e já sinalizou uma reunião para os próximos dias, com todos os açougueiros do município, com as presenças dos secretários municipais da Agricultura, Agnevaldo Cardoso e da Saúde, Leopoldo, quando estarão procurando uma saída em que todos saem vencedores; município, população e comerciantes.

Ascom - Prefeitura de Itagimirim

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:
Ascom Prefeitura De Itagimirim Adab Abate Clandestino Açougue

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu