Esporte

Carcacinha volta ao octógono do UFC após nocaute brutal e relembra início difícil: "Morei sete anos na academia"

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/09/2023 por Redação

Brasileiro enfrenta o canadense Charles Jourdain no UFC Vegas 79 deste sábado Quem vê Ricardo Carcacinha Ramos brilhar no octógono do UFC não imagina o início difícil da carreira do brasileiro.
Pouco mais de um ano após o nocaute impressionante com uma cotovelada giratória sobre Danny Chavez - que rendeu o prêmio de performance da noite e até elogio de Connor McGregor -, Carcacinha volta ao cage neste sábado sem se esquecer dos percalços que enfrentou na adolescência.
O desafio da vez para o peso-pena de 28 anos é contra o canadense Charles Jourdain, que vem de vitória convincente sobre o brasileiro Kron Gracie. Mas, antes de pensar na próxima rodada, Ramos busca inspiração em sua cidade natal. Foi em Campinas (SP) onde tudo começou de uma forma diferente.
Melhores Momentos do UFC Kattar x Emmett
- Rodrigão (Rodrigo Montenegro) me levou para a academia GFTeam, conseguiu uma bolsa de jiu-jitsu lá para mim. Eu estava lascado e não tinha dinheiro, mas eles me adotaram. Pouco tempo depois, um ano de treino, já fui morar na academia. Briguei com todo mundo. Falei: que queria ser lutador, sem saber de estudar e acho que eu tive um contato com a luta que já entendi o que queria para a minha vida - relembra Carcacinha.
O brasileiro conta que, na época, com apenas 15 anos, precisava caminhar todos os dias até a academia no bairro do Taquaral, um dos mais visitados pelos turistas na cidade, até ser adotado como um funcionário da luta pelos mestres de jiu-jitsu.
- Morei na academia sete anos. [...] Às vezes treinava dez horas por dia, nove horas por dia, o dia inteiro treinando. Meu mestre dava aula às vezes das 7h até meia noite, tinha o treino do corujão e eu ficava lá, treinando o dia inteiro.
Ricardo Ramos Carcacinha - quartinho dos fundos da academia em que morou dos 15 aos 21 anos
Heitor Esmeriz
O esforço foi recompensado, e Carcacinha chega à sua 11ª luta pelo Ultimate no UFC Vegas 79. Mas nem o glamour da maior organização de MMA do mundo conseguiu tirar o lutador de suas raízes.
Atualmente, Ramos integra o plantel da Team Alpha Male, uma das mais reconhecidas academias MMA do mundo, na Califórnia, mas nunca deixou de lado o lugar que o adotou e o formou como lutador.
- Eu tenho muita dificuldade de ficar longe lá, porque eu gosto muito, assim, é uma cidade muito boa para se morar e minha família toda está lá, então é difícil ficar longe. [...] tem pessoal da minha equipe lá de Campinas que está morando na Califórnia, então, a gente tem esse intercâmbio e a gente está sempre se ajudando aí para alcançar nossos objetivos. Mas esse camp (treinamento) todo eu fiz em Campinas.
Na última vez que subiu no octógono, Carcacinha impressionou o mundo com seu segundo nocaute por cotovelada giratória no UFC para, em suas palavras, mostrar que não foi sorte. O momento rendeu até elogio do astro Connor McGregor.
Connor McGregor parabeniza brasileiro Ricardo Carcacinha por nocaute no UFC
Reprodução / Instagram
- Que lutador incrivelmente emocionante é esse brasileiro. Emoção incrível rumo ao título mundial do UFC na minha antiga divisão - escreveu o irlandês nas redes sociais
Desta vez, Ramos estará na primeira luta do card principal do evento, programado para começar às 20h. Além dele, a brasileira Marina Rodriguez enfrenta a estadunidense Michelle Waterson na categoria peso-palha.
Ricardo Carcacinha Ramos e Charles Jourdain
Jeff Bottari
UCF Vegas 79: Fiziev x Gamrot
23 de setembro de 2023, às 15h (de Brasília), em Las Vegas (USA)

CARD PRINCIPAL:
Peso-leve: Rafael Fiziev x Mateusz Gamrot
Peso-pena: Bryce Mitchell x Da Ige
Peso-palha feminino: Marina Rodriguez x Michelle Waterson
Peso-meio-médio: Bryan Battle x AJ Fletcher
Peso-pena: Ricardo Ramos x Charles Jourdain

CARD PRELIMINAR:
Peso-galo: Dan Argueta x Miles Johns
Peso-meio-médio: Tim Means x Andre Fialho
Peso-médio: Jacob Malkoun x Cody Brundage
Peso-pesado: Mohammed Usman x Jake Collier
Peso-palha feminino: Mizuki x Hannah Goldy
Peso-galo feminino: Tamires Vidal x Montserrat Rendon

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu