Geral

Acordo garante indenização de R$ 2 milhões para família de músico morto em ação do Exército com 80 tiros em carro

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/09/2023 por Redação

Conciliação prevê o pagamento e coloca fim aos processos judiciais relacionados ao episódio. Entendimento também garante o pagamento de pensão mensal para a esposa e para o filho de Evaldo Rosa dos Santos, no valor de um salário mínimo e meio para cada. Carro de família foi alvejado por militares em Guadalupe, Zona Norte do Rio, no domingo (7)
José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
A Advocacia-Geral da União (AGU) fechou um acordo com os familiares do músico Evaldo Rosa dos Santos, morto em 2019 durante ação de militares do Exército Brasileiro, que prevê o pagamento de indenização total de R$ 2 milhões pela União ao filho, à esposa, ao pai e aos irmãos do artista, além do pagamento de pensão mensal para a esposa e para o filho de Evaldo, no valor de um salário mínimo e meio para cada.
Durante a ação do Exercito, o carro onde Evaldo estava com a família em Guadalupe, na Zona Oeste, foi atingido por 80 tiros, sendo que 9 acertaram o músico. O catador Luciano Macedo foi atingido por três tiros ao tentar ajudar o músico e também morreu.
Com o acordo, que foi homologado nesta sexta-feira (22) pela Justiça Federal do Rio de Janeiro no âmbito da ação movida pela família para pleitear o pagamento de indenização, todos os processos judiciais relacionados ao episódio foram encerrados de forma consensual.
Em abril deste ano, a AGU já havia celebrado acordo com familiares de Luciano Macedo. E em agosto, com Sérgio Gonçalves de Araújo e Michele da Silva Leite Neves, que estavam no veículo com Evaldo e sobreviveram.
“O acordo representa um importante passo para a promoção da justiça, bem como para a consolidação de valores democráticos e de respeito aos direitos humanos”, assinala a Advogada da União Débora Lerner, coordenadora-regional de Negociação da União da 2ª Região. “A AGU reafirma seu compromisso em atuar de forma célere e responsável na defesa do interesse público e na garantia dos direitos dos cidadãos”, completa.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu