Geral

Pós-operatório mais rápido e seguro na cirurgia plástica

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/09/2023 por Redação

Medicina hiperbárica ajuda a diminuir o tempo de recuperação no pós-operatório e reduz riscos de complicações Dr. Marcelo Almeida e Dra. Fernanda Almeida utilizam a câmara hiperbárica no pós-operatório da cirurgia plástica.
Ricardo Farias
O Brasil está entre os países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo e a busca por inovações e tecnologias e aliados para tornar esses procedimentos mais seguros e facilitados é uma constante.
Uma dessas novidades é o uso da medicina hiperbárica no pós-operatório da cirurgia plástica para reduzir o risco de complicações, principalmente a trombose, e também acelerar o processo de recuperação do corpo, “tornando o pós-operatório mais rápido e seguro”, conforme aponta o cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida - CRM 2703.
O cirurgião explica que “diversos estudos internacionais apontam os benefícios do uso da câmara hiperbárica para os resultados no pós-operatório da cirurgia plástica, principalmente a recuperação mais rápida dos tecidos do corpo e a redução de riscos de complicações do procedimento”.
Medicina hiperbárica
Também conhecida como oxigenoterapia hiperbárica, a medicina hiperbárica é uma modalidade terapêutica que possibilita que o paciente respire oxigênio puro de 100% em uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica no nível do mar. Isso é realizado no interior de uma câmara hiperbárica, de forma não invasiva, que permite que a oxigenação sanguínea seja elevada em até 20 vezes o volume em condições normais ao nível do mar.
Benefícios para o pós-operatório
“Essa maior oxigenação que o uso da câmara hiperbárica possibilita, estimula o processo de cicatrização do corpo, o que pode resultar em uma recuperação mais rápida no pós-cirúrgico da cirurgia plástica e na redução do risco de complicações”, esclarece o cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida.
“O uso da câmara hiperbárica também ajuda a reduzir o inchaço e os hematomas, ao melhorar o fluxo sanguíneo e linfático do organismo, resultando em menos desconforto para o paciente em seu pós-operatório”, acrescenta o Dr. Marcelo.
A melhora na qualidade das cicatrizes é outro benefício apontado pelo cirurgião. “Elas se tornam menos visíveis e esteticamente mais agradáveis de forma mais rápida. Também há uma prevenção de complicações pós-operatórias, diminuindo o risco de embolia e trombose, ao fortalecer o sistema imunológico do paciente e melhorar a capacidade do organismo de combater infecções”.
A câmara hiperbárica traz muitos benefícios para a sua saúde, principalmente na cirurgia plástica, proporcionando um pós-operatório seguro e confortável.
Ricardo Farias
Outros benefícios da câmara hiperbárica
Há trabalhos científicos publicados na Revista Americana de Biologia que apontam os benefícios da medicina hiperbárica para diminuir a idade cronológica do corpo. Esse uso está sendo tão experimentado e estudado, que as pessoas começaram a se referir à câmara hiperbárica como a “câmara da juventude”.
“Isso acontece porque, metabolicamente falando, a câmara hiperbárica atua diminuindo o envelhecimento natural da pele, porque reduz os processos inflamatórios do corpo e possibilita esse retardamento nos efeitos do avanço da idade, por isso está sendo conhecida como câmara da juventude”, conforme explica o cirurgião plástico.
A medicina hiperbárica pode ser usada para outros fins, como para redução de infecções graves no corpo e para ajudar no tratamento de feridas de difícil cicatrização, entre outros. Por exemplo, no caso dos pacientes diabéticos, que possuem dificuldade de cicatrização no corpo e têm efeitos positivos no uso da câmara hiperbárica.
O Dr. Marcelo Almeida comenta sobre o uso da câmara hiperbárica em sua clínica, em Porto Velho, Rondônia: “Eu comecei a oferecer esse serviço em minha clínica este ano e já posso dizer que os resultados têm sido excelentes para meus pacientes no pós-operatório, que também ficam muito satisfeitos sobre seus efeitos no rejuvenescimento da pele.”
Lembre-se que é importante seguir as recomendações médicas em cada caso e para cada possibilidade de uso da câmara hiperbárica.
Para saber mais, acesse: https://drmarceloalmeida.com.br/
Dr. Marcelo Almeida | CRM 2703 - RO/RQE 673

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu