Geral

Novo RFX chega ao mercado internacional de cargas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/09/2023 por Redação

Desenvolvida pela Royal Cargo Brasil, ferramenta pode transformar a sua maneira de negociar os fretes marítimos O comércio exterior, também conhecido como comex, é um setor econômico vital que envolve a compra e venda de produtos e serviços entre países, desempenhando um papel crucial na economia. Em 2022, Santa Catarina registrou seu maior fluxo internacional da história, atingindo R$ 12 bilhões, um aumento de 16,1% em relação a 2021, conforme dados da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Trabalhar com importação e exportação é um desafio constante, exigindo que os empreendedores estejam atentos às nuances para manter a lucratividade e economizar despesas.
Facilidades de negócio em plataforma online
Negociar com empresas que realizam a importação e exportação via comércio marítimo é desafiador. A necessidade de estabelecer comunicações por telefonemas e envios de e-mails com diversas empresas especializadas em logística de cargas, a fim de determinar se os valores apresentados estão de acordo com o mercado, tornando-o competitivo, é uma das questões.
A Royal Cargo Brasil, empresa que atua no segmento de logística de cargas de importação e exportação, tem como uma de suas premissas facilitar a vida dos seus clientes de importação e exportação. O portal eRoyal é um exemplo disso. Uma plataforma gratuita, criada para tornar o modo de digitalização dos processos internacionais mais simples.
No portal, é possível realizar a cotação em tempo real, fazer a pré-reserva dos embarques, contratação de seguro, visualizar o status da carga, ter acesso a toda documentação necessária, faturas para pagamentos, indicadores de performance e a cotação fracionada.
Iniciativas inovadoras para o setor
Na busca por melhorar a experiência do cliente, e usuários da plataforma eRoyal, a empresa Royal Cargo criou uma solução inovadora para o setor. A Royal Freight Index, ou RFX, é uma plataforma completa que fornece dados atualizados sobre fretes internacionais. O RFX atua como um guia para que o importador saiba qual o melhor preço de mercado no quesito linhas marítimas. O objetivo é tornar os preços mais transparentes e auxiliar no momento de tomar a decisão sobre o translado da sua carga.
Mesmo que tenhamos hoje a internet com várias informações, o importador e o exportador ainda se sentem inseguros em saber se estão comprando um bom frete ou não, porque é um mercado dinâmico, valores mudam a toda hora, e isso é difícil acompanhar. Principalmente, porque, além disso, existem as demandas do dia a dia: comprar mercadorias, vender, ir atrás, fazer marketing, administrar as suas próprias empresas e afins. E ainda, sim, acompanhar as questões de frete, saber se o mercado vai ficar volátil para cima, para baixo e quanto; se está comprando bem ou não, explica o gerente de marketing e tecnologias da informação, da Royal Cargo Brasil, Arlon Pereira.
No RFX, é possível encontrar informações de todos os índices de frete marítimo por agenciadores de cargas e comparar os valores. É fundamental entender que os preços de transporte variam conforme a rota comercial, e o RFX permite essa avaliação mais precisa. O processo do RFX é simples e funciona como qualquer indicador de preços.
É mais ou menos assim: se a pessoa olha o indicador e analisa os fretes online disponíveis e vê que estão, agora, mais baixos que a média, ele pode ter um pouco mais de segurança ao perceber que está comprando bem, e opta por seguir com determinada empresa. Essa é a ideia, afirma Arlon.
Transparência de mercado
A Royal Cargo Brasil, ao desenvolver a ferramenta RFX visa simplificar a vida dos profissionais e promover transparência para todos os envolvidos. Os preços dos fretes são calculados de acordo uma sólida base de dados, que considera estatísticas, volume de cargas importadas para o Brasil e histórico de fretes. Dessa forma, a plataforma oferece uma visão abrangente e precisa do mercado.
Para nós, a criação do RFX foi com o intuito de trazer mais transparência para o mercado. Várias vezes, durante reuniões com clientes, foi sinalizado insegurança sem saber qual o preço do mercado porque cada agente de carga que eles realizam a cotação, tem um preço diferente, eles nunca sabem se o preço deles está competitivo ou não está. Então, o uso de um indicador, pode trazer essa segurança para de fato saberem que estão na média, acima ou abaixo da média do mercado, relata Arlon.
Como utilizar o RFX
Para utilizar o RFX, é necessário fazer o cadastro gratuito na plataforma online da Royal Cargo Brasil, a eRoyal, e aguardar a aprovação. Após o aceite, é possível utilizar todos os recursos oferecidos, incluindo a pré-reserva online de embarques, contratação de seguro de cargas, informações sobre importadores, acompanhamento da situação das cargas, acesso à documentação do processo, faturas, indicadores de desempenho e cotações fracionadas.
Essa ferramenta faz parte de um transporte de transparência que nós queremos entregar para o mercado. O objetivo é que os usuários se sintam bem amparados, comprando bons produtos ou serviços e que de fato possam focar mais no seu negócio, sabendo que existe essa ferramenta para trazer mais segurança para eles, salienta Arlon.
Saiba mais sobre a Royal Cargo Brasil
A Royal Cargo Brasil, sediada em Itajaí (SC), atua há mais de 11 anos no setor de logística internacional, agenciando cargas e fornecendo soluções de importação e exportação. Com um compromisso constante com tecnologia e transparência em seus relacionamentos com clientes, a empresa cresceu e se desenvolveu, tornando-se a primeira a oferecer uma plataforma online de agenciamento de cargas.
Com mais de 100 colaboradores e mais de 3.400 clientes embarcados, a Royal Cargo é uma referência no setor.
Para saber mais sobre a Royal Cargo Brasil e sua plataforma RFX, visite o site.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu