Geral

Nível do Guaíba volta a subir e Defesa Civil emite alerta de inundação para Porto Alegre

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/09/2023 por Redação

Na régua do Cais Mauá, ponto turístico próximo ao centro da cidade, a medição chegou a 2,67 metros, mais de 10 cm acima da cota de alerta. Cota de inundação é atingida com 3 metros. Orla do Guaíba, em Porto Alegre, no dia 14 de setembro, quando lago ficou a 30 cm de inundar
Pedro Piegas/PMPA
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir na manhã desta terça-feira (19), após a chuva que vinha caindo na cidade desde a noite de segunda (18). Na régua do Cais Mauá, ponto turístico próximo ao centro da cidade, a medição chegou a 2,67 metros, mais de 10 cm acima da cota de alerta de inundação.
No fim da tarde de segunda, a Defesa Civil emitiu um alerta de inundação para a cidade, válido até as 15h de terça. A cota de inundação do lago neste ponto de medição é de 3 metros, pouco mais de 30 cm do nível atual. Já na Região das Ilhas de Porto Alegre, a cota de inundação, que é de 2,2 metros, foi ultrapassada: a medição da manhã desta terça, na Ilha da Pintada, apontou nível de 2,36 metros no lago.
Os prognósticos apontam para um acumulado de chuva na ordem de 20 milímetros para esta terça. Atualmente, o vento sopra na direção sudeste, o que não é o ideal, pensando no escoamento da água acumulada no Guaíba, avalia o coronel Evaldo Rodrigues, coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.
Em decorrência dos alagamentos, as unidades de saúde da Ilha da Pintada e da Ilha do Pavão estão fechadas. A prefeitura indica como alternativa a unidade de saúde da Ilha dos Marinheiros, que segue atendendo a população normalmente.
Na quinta-feira (14), a alta do nível do Guaíba fez com que a prefeitura cogitasse acionar o sistema de proteção contra cheias e fechar as comportas da cidade. A água chegou a 2,7 metros, 15 centímetros acima da cota de alerta e pouco mais do que o nível atual. A última vez que as comportas da cidade precisaram ser fechadas por conta de inundações foi em 2015, quando o Guaíba registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.
Como acionar a prefeitura
Em caso de dúvidas e emergências, a prefeitura indica que sejam acionadas a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da Prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).
Previsão do tempo
Alerta de mais chuva pode elevar nível dos rios no RS
O Rio Grande do Sul tem chance de temporais com rajadas de ventos e queda de granizo em diversas regiões nesta terça-feira. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, os maiores volumes de chuva devem ser registrados em Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra, Norte, Noroeste e Região Central.
O acúmulo de chuvas traz alertas para risco de inundações gradativas com elevação dos rios principais e alagamentos onde a chuva for intensa (volume elevado em pouco tempo), especialmente devido aos níveis ainda elevados dos rios e os solos saturados na maioria das regiões já afetadas pelas inundações anteriores.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu