
O despejo teria origem em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iracemápolis (SP). A Guarda Municipal de Piracicaba (SP) flagrou um despejo irregular de esgoto em um córrego de Piracicaba (SP), nesta segunda-feira (18). O despejo teria origem em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iracemápolis (SP).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Os agentes foram acionados por moradores do bairro Água Santa para verificar excesso de espuma nas águas do Ribeirão Cachoeira, que passa por Iracemápolis e é um afluente do Rio Piracicaba.
Pelas imagens, é possível ver muita espuma no local. Segundo a Guarda Municipal, além disso o local também tinha um cheiro forte de esgoto.
Despejo de esgoto em ribeirão afluente do Rio Piracicaba
Divulgação/GCM
Os agentes então subiram o leito do ribeirão em busca do ponto de descarte de esgoto e conseguiram constatar que os dejetos vinham de uma estação de tratamento de Iracemápolis.
A corporação registrou, então, um boletim de ocorrência sobre o caso, acionou a Polícia Científica e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e ainda deve encaminhar o caso ao Ministério Público do Meio Ambiente.
Ribeirão em Piracicaba com excesso de espuma tinha despejo de esgoto, diz Guarda
Divulgação/GCM
Em nota, a Cetesb informou que o serviço de plantão da agência em Piracicaba não foi acionado para esse caso, mas que vai investigar o problema durante o dia.
Já a Prefeitura de Iracemápolis disse, em nota, que não foi formalmente informada da denúncia, mas vai entrar em contato com a Cetesb para avaliar a situação do local e as ações para que a correção ocorra o mais breve possível.
O departamento de Meio Ambiente e o setor de Água e Esgoto informam que recentemente realizaram ações de dragagem do lodo na ETE, afim de melhorar a eficiência do tratamento, finaliza a nota.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba