Geral

Em Monte Alegre, o aumento de casos de acidentes com escorpiões preocupa as autoridades de saúde.

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/09/2023 por Redação

Segundo a coordenadora em vigilância sanitária, Nely Pimentel, manter a limpeza do quintal e da casa é importante para manter os escorpiões afastados. Escorpião se adaptou aos centros urbanos e causa preocupação
Divulgação
No município de Monte Alegre, oeste do Pará, as autoridades de saúde estão preocupadas com o aumento significativo de casos de picadas de escorpião. No ano passado, foram registrados 92 incidentes, enquanto este ano já foram contabilizados 162 casos. Nos últimos dois meses, a quantidade de ocorrências surpreendeu as entidades de saúde do município.
Os escorpiões têm a tendência de se esconder em entulhos ou frestas nas residências, com uma preferência marcante por pilhas de tijolos e madeira. Eles saem desses esconderijos em busca de alimentos, o que significa que, se houver insetos na casa, a presença do escorpião pode ser ainda maior
Nely Pimentel, coordenadora da vigilância em Saúde, destacou que em anos anteriores foram registradas mortes em decorrentes de picadas de escorpião. Ela faz um apelo à população para que adote medidas preventivas e evite ser surpreendida com esse animal.
Nós já tivemos em anos anteriores mortes por picada de escorpião, e isso tem nos preocupado. A gente pede a população que sempre fique atendo e mantenha sempre o quintal da casa limpo e o ambiente limpo. Retire os entulhos que fica muito próximo da casa. Quando você observar que na sua casa está aparecendo muitos escorpião, procure saber se tem muita baratas ou algum tipo de outros insetos como cupins, o escorpião ele se alimenta de pequenos insetos, alertou.
De acordo com Nely Pimentel, foram registrados 20 casos somente no mês de junho. Nos meses de julho e agosto, esse número subiu para 52 casos atendidos no pronto socorro municipal. Isso sem levar em conta as pessoas que foram picadas, mas não buscaram atendimento médico.
Um exemplo disso é a radialista Ruthcleia Rocha, que mora em Monte Alegre. Ela relata que perdeu a conta das vezes em que foi picada por escorpiões. Desde quando morava na zona rural do município, ela enfrenta essa problemática, embora admita nunca ter procurado ajuda médica.
Eu nunca procurar a emergência do hospital, mas é importante ressaltar que cada organismo recebe, reage de uma forma diferente depois que é picada por esses insetos. Então é sempre importante procurar ajuda a partir do momento da picada, procurar o hospital de preferência e principalmente tomar os cuidados com crianças, idosos e pessoas portadoras de alguma doença, ressaltou.
Na última vez, a radialista Ruthcleia Rocha foi picada por um escorpião enquanto estava deitada descansando, quando foi surpreendida pelo escorpião.
“Recentemente, eu fui surpreendida por um desses insetos aqui dentro do quarto, atrás do guarda-roupa. E ele estava cheio de filhotes. Então, muitas pessoas não sabem, mas eles têm o hábito noturno, geralmente eles vão aparecer à noite, então tem que redobrar os cuidados para não ser picado por esses insetos”, relatou.
A coordenadora de vigilância em saúde, Nely Pimentel, também ressaltou que várias vítimas de acidentes com escorpião precisaram de internação devido ao veneno do animal. Os cuidados devem ser ainda mais rigorosos, especialmente com as crianças.
Tivemos recentemente casos de crianças picadas por escorpiões, o que é extremamente preocupante. Elas precisaram receber soro e ficar internadas. Portanto, ao longo deste ano, tivemos várias internações devido a acidentes com escorpião, alertou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu