Geral

Médico aposentado do Hospital de Base que morreu em queda de avião no Amazonas era referência em cirurgias no DF

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/09/2023 por Redação

Roland Montenegro Costa, de 70 anos, foi uma das 14 vítimas do acidente na cidade de Barcelos. Iges-DF emitiu nota de pesar e afirmou que médico deixou legado notável no campo da medicina. Médico está entre os 14 mortos em queda de avião de pequeno porte no Amazonas
Divulgação
Roland Montenegro Costa, de 70 anos, médico maranhense aposentado do Hospital de Base, era referência em cirurgias no Distrito Federal. Ele foi uma das 14 vítimas do acidente de avião que caiu na cidade de Barcelos, no interior do Amazonas (saiba detalhes mais abaixo).
Em nota de pesar, o Iges-DF, que administra o Hospital de Base, afirmou que o médico deixou um legado notável no campo da medicina, sendo uma referência em cirurgia do aparelho digestivo e um pioneiro dos transplantes na capital federal (veja íntegra mais abaixo).
Ele atendeu muito ministro aqui em Brasília, filho de governador. Ele era muito procurado por autoridades, pelo nome que ele tem. Dificilmente algum cirurgião ou algum médico mais antigo não recomendaria ele para operar os pacientes, diz o médico Luciano Olival, amigo de Roland há mais de 15 anos.
A queda do avião de pequeno porte foi na tarde de sábado (16). Roland era um dos 12 turistas brasileiros, que estavam a caminho de Barcelos para pescar no Rio Negro. As outras duas vítimas eram tripulantes.
Luciano conta que o aniversário de Roland seria em outubro. Por isso, ele havia programado a viagem de pesca, que era um de seus passatempos preferidos. No entanto, o amigo lembra que os momentos livres de Roland eram raros.
Ele era um cara que vivia basicamente para a medicina. Ele abriu mão de muita coisa na vida privada para investir na carreira. [...] Ele estava sempre disposto. Estava com 70 anos, mas no gás de alguém de 30, operando normalmente os pacientes dele, diz.
Roland Montenegro, que é natural da cidade de Viana, na baixada maranhense, se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1978.
Ele morava na Asa Norte, em Brasília, com a esposa, e tinha quatro filhos.
O acidente
Avião de pequeno porte cai no interior do Amazonas
O avião de pequeno porte que levava 14 pessoas caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, na tarde desse sábado (16). Segundo o Governo do Amazonas, não há sobreviventes.
O avião é um Embraer EMB-110 Bandeirante , prefixo PT-SOG, fabricado em 1991, com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. Ele decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era regular.
Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente. O mau tempo da região pode ter contribuído para o acidente. Segundo a Defesa Civil, chovia forte no momento da queda. Duas aeronaves que iriam pousar na pista de Barcelos antes do voo que acidentou cancelaram a aterrissagem por questões de segurança.
O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, disse que, embora ainda não se tenha dados conclusivos sobre o que teria acontecido, segundo relatos de moradores, a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear.
Os corpos dos 14 mortos no acidente foram levados para um ginásio da cidade e estão devidamente acondicionados, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Eles serão levados para o IML de Manaus para a realização de perícia. Um avião da FAB seguirá para Barcelos para a realização da perícia neste domingo (17).
O g1 teve acesso a lista de passageiros da empresa ManausAerotáxi. Veja os nomes:
Passageiros
Euri Paulo dos Santos
Fábio Campos Assis
Fábio Ribeiro
Gilcresio Salvador Medeiros
Guilherme Boaventura Rabelo
Hamilton Alves Reis
Heudes Freitas
Luiz Carlos Cavalcante Garcia
Marcos de Castro Zica
Renato Souza Assis
Roland Montenegro Costa
Witter Ferreira de Faria
Tripulantes
Leandro Souza - piloto
Fernando Galvão - copiloto
Nota do Iges-DF
É com profundo pesar que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) informa o falecimento do renomado médico, Dr. Roland Montenegro Costa. Profissional aposentado do Hospital de Base do Distrito Federal, deixou um legado notável no campo da medicina, sendo uma referência em cirurgia do aparelho digestivo e um pioneiro dos transplantes na capital federal.
Sua trajetória e contribuições para a saúde e bem-estar dos pacientes serão lembradas e reverenciadas por toda a comunidade médica e por aqueles que tiveram a honra de conhecer e ser tratados por ele. O Dr. Roland deixa uma lacuna no cenário médico, mas seu legado continuará inspirando futuras gerações de profissionais da saúde.
Expressamos nossas sinceras condolências à família e amigos do Dr. Roland neste momento difícil. O IgesDF se solidariza com todos os colegas e pacientes, reconhecendo a importância imensurável do trabalho e dedicação deste grande profissional.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo se você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.
Avião cai no Amazonas e mata 14 pessoas
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu