Saúde

Vacinação contra Pólio e Sarampo em Itagimirim atinge índice satisfatório

Segunda dose da vacina será no dia 22 de novembro, o Dia "D". Crianças de 6 meses até 5 anos devem ser vacinadas.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Itagimirim
20/11/2014 por Redação, atualizado em 20/11/2014 às 11h15 por Redação

Vacinação foi feita nos dois Postos de Saúde da Família e na Praça Castro Alves. (Foto: Rastro101)Vacinação foi feita nos dois Postos de Saúde da Família e na Praça Castro Alves. (Foto: Rastro101)

A Campanha de Vacinação contra paralisia infantil e sarampo, ocorrida no dia 8 desse mês, alcançou índice aceitável em Itagimirim. Segundo Andréia, responsável pelo setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a participação da população foi acima do esperado. Para ela a divulgação feita na cidade utilizando faixas espalhadas em locais estratégicos e carro de som, foi significativa para informar os pais que compareceram nos três locais que ocorreram a vacinação.

A equipe da Dires – Diretoria Estadual de Saúde chegou cedo e, juntamente com os servidores do município que atuam na saúde, montaram os equipamentos e por volta das 9 horas teve início a vacinação com a chegada dos primeiros moradores. Os agentes trabalharam todo o dia, encerrando por volta das 16 horas. Vale lembrar que a segunda dose será no dia 22 de Novembro no mesmo horário e nos postos de saúde do bairro Noberto Fernandes e em frente ao Colégio Othoniel Ferreira.

Conheça essas duas doenças e seus sintomas:



Sarampo
O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus. A doença é infecciosa e altamente contagiosa, os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Se a criança apresentar esses sintomas, informa a Secretaria de Saúde, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Saiba que segundo especialistas, o sarampo é certamente a mais grave das chamadas doenças comuns da infância: complicações graves e morte ocorrem em até 3/1000 casos.

Poliemielite

A Poliomielite, também conhecida como Paralisia infantil, é uma infecção que se dá através de um vírus RNA, conhecido como poliovírus e está em erradicação no país. A transmissão desta doença ocorre através de contato direto com as fezes ou gotículas expelidas pela boca da pessoa infectada.

É uma doença infectocontagiosa viral aguda, tendo como uma de suas características, os seus diferentes tipos de manifestação, como, por exemplo: febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica, paralisia e óbito.

Apesar de todas estas formas de manifestação, seu quadro mais comum é a paralisia que afeta em geral os membros inferiores, e esta, costuma surgir de forma súbita, vindo acompanhada de febre, assimetria, flacidez muscular, sensibilidade conservada e seqüela após dois meses do início da enfermidade.

Portanto, não deixe de levar seu filho de seis meses a cinco anos de idade aos locais de vacinação, na segunda etapa que acontecerá dia 22 desse mês.

Ascom – Prefeitura de Itagimirim

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu