Geral

Índice de infestação do Aedes em Governador Valadares cai, mas continua alto

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/08/2023 por Redação

Terceiro LIRAa do ano aponta um índice de 4,2%, 1 ponto 6 percentual mais baixo que o levantamento de maio. Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental.
Lucas Garriga/INaturalist
A Prefeitura de Governador Valadares divulgou, nessa terça-feira (22), o resultado do terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano.
A pesquisa apontou um índice de 4,2% de infestação nos 5.627 imóveis que foram vistoriados, entre os dias 7 e 11 de agosto de 2023. No segundo levantamento, realizado em maio deste ano, o índice foi de 5,8%, e no primeiro realizado em fevereiro, o resultado foi de 7,5%. O percentual aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 1%.
Porém, apesar da melhora, ainda é preciso tomar todos os cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito, que transmite as arboviroses dengue, zika, e chikungunya.
O levantamento mostrou que mais de 90% dos focos do mosquito são encontrados em casas, sendo 42,9% nos ralos, calhas e lajes. 29,7% dos focos são encontrados em vasos e pratos de plantas, 13,9% em reservatórios de água secundários, e 6,6% em lixos armazenados de maneira incorreta, sendo 6,2% em pneus e 0,4% em caixas dágua e depósitos naturais.
Índices por bairros
Alguns bairros tiveram um aumento no índice de infestação do mosquito, sendo eles:
Estrato 5:
Ilha dos Araújos;
JK;
São Paulo;
Santa Terezinha;
São Tarcísio
Estrato 6:
Centro;
Esplanada;
Esplanadinha;
São Pedro;
Os bairros do Estrato 5 tiveram um aumento de 2,5% em relação ao registro de maio deste ano. Já os bairros do Estrato 6 tiveram um aumento de 0,5%.
Já o estrato 12, Atalaia, Ipê, Vale do Sol, Cidade Jardim e Asteca registrou maior queda: de 7,8% para 1,9% este mês.
O estrato 14, Vila Isa I, Vila Ricardão, Jardim Primavera,Vila Parque Ibituruna, Elvamar e Vilage da Serra, apontou pouquíssima diferença entre as duas últimas pesquisas; 2,2% em maio contra 1,9% atualmente.
A importância do combate ao mosquito
A Prefeitura de Governador Valadares, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua realizando ações específicas nas regiões críticas da cidade, usando o método do fumacê e realizando visitas domiciliares com o objetivo de combater os focos do mosquito.
É importante também, ressaltar a importância de uma participação ativa da população no combate ao Aedes aegypti. Com apenas poucas ações, feitas pelo menos uma vez por semana, a população pode ativamente contribuir com a redução dos índices de arboviroses da cidade.
Confira algumas das ações recomendadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a eliminação e prevenção de possíveis focos de dengue:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
Deixar as lixeiras bem tampadas;
Colocar areia nos pratos de plantas;
Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
Limpar as calhas;
Cobrir piscinas;
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
Limpar a bandeja externa da geladeira;
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
Cobrir bem a cisterna;
Cobrir bem todos os reservatórios de água;
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu