Geral

Félix na Braguinha e Juma no zoológico: quais rolês os personagens mais icônicos das novelas dariam por Sorocaba?

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/08/2023 por Redação

Lista é a quarta reportagem da série especial sobre o aniversário de 369 anos de Sorocaba (SP), celebrado na terça-feira (15). Quais rolês os personagens mais icônicos das novelas dariam por Sorocaba?
Mariele Santos/arte g1
Que Sorocaba (SP) é repleta de pontos turísticos históricos e espaços de lazer especiais a gente já sabe. Com tantas opções, programar um fim de semana de rolês pela cidade fica cada vez mais difícil, já que há locais para todos os gostos e personalidades. Bares, restaurantes, praças públicas e, até mesmo, o Paço Municipal podem integrar a lista final.
Unicórnios na bandeira de Sorocaba? g1 explica significado de cavalo com chifre em brasão
Cidade ainda tem descendentes do fundador Baltazar Fernandes, diz historiador
Imagens mostram como eram e como estão pontos históricos do centro da cidade
Mas, diante de um leque de lugares a serem visitados, será que o interior de São Paulo agradaria as personagens mais icônicas da história novelesca da Rede Globo? De Nazaré Tedesco a Juma Marruá, o g1 separou uma lista com o tipo de rolê que agradaria a elite das novelas. Confira:
Odete Roitman
Beatriz Segall como Odete Roitman em Vale Tudo, personagem que a consagrou
Reprodução/Rede Globo
A personagem, considerada a vilã mais odiada de todos os tempos, mobilizou o país com um dos maiores questionamentos da história das novelas: quem matou Odete Roitman?. A pergunta rodeou a cabeça dos brasileiros até o fim de Vale Tudo, novela exibida em 1988 e que marcou a carreira da atriz Beatriz Segall, que morreu em 2018.
Calma, não estamos aqui para lembrar a trajetória da personagem, mas, sim, a personalidade forte, autoritária, arrogante e manipuladora que a deu o título citado acima.
Em Sorocaba, Odete frequentaria os restaurantes mais chiques da cidade - até mesmo para observar e escolher os parceiros ideais para seus filhos, pois sabemos que agradar Roitman era praticamente uma missão impossível.
Vale Tudo: Impropérios de Odete Roitman
Félix Khoury
Félix arrasa ao anunciar que seu hot dog é o melhor da região
Felipe Monteiro/TV Globo
Se Odete Roitman é a vilã mais odiada, Félix, interpretado por Mateus Solano, é o oposto. Repleto de bordões chicletes que grudaram na mente de quem acompanhou Amor à Vida, em 2013, certamente a trajetória no ramo de cachorro-quente, com o Hot Dog do Félix, ao lado de Márcia, foi a mais marcante.
No entanto, é preciso dizer: por aqui, Félix teria seu negócio na Boulevard Braguinha, mas precisaria mudar seu bordão para Cachorrão do Félix... Afinal, que sorocabano raiz usa o termo hot dog?
Mas não há motivos para se preocupar. Ele, com certeza, estudaria o dialeto da cidade e faria sucesso no local, pois é como ele sempre diz:
Meus queridos, vocês nunca ouviram falar que a propaganda é a alma do negócio? Primeira lição na faculdade de administração. Ah, perdão, vocês não fizeram faculdade de administração. Sorry!.
Juma Marruá
Alanis Guillen interpretou Juma Marruá na trama
João Miguel Júnior/Globo
Este é, talvez, o chute mais fácil de toda a lista. Mas, cuidado, se errar, ela fica com reiva e vira onça. Mesmo.
A personagem interpretada por Alanis Guillen no remake de Pantanal, exibido em 2022, foi sucesso absoluto. Cria da mata, Juma com certeza procuraria por seus amigos no zoológico de Sorocaba: o Quinzinho de Barros.
Sorte a dela, já que por aqui temos um dos zoos mais completos da América Latina e classificado na categoria A pelo Ibama, pois, além de oferecer lazer ao público, o espaço desempenha um importante papel na conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental.
Nazaré Tedesco
Personagem Nazaré Tedesco
Reprodução/Rede Globo
Se você não acompanhou Senhora do Destino, deve conhecer, pelo menos, o meme de Nazaré Tedesco. A personagem de Renata Sorrah faz parte do leque de grandes vilãs da história, mas seu humor diferenciado fazia com que todos se divertissem com ela.
Ela se passou por enfermeira quando roubou Lindalva da mãe, ainda bebê, na tentativa de se casar e mudar de vida, já que trabalhava como garota de programa.
Pensando nisso, Nazaré provavelmente procuraria por uma criança para chamar de sua perto de hospitais e seria flagrada correndo pela rampa do Paço Municipal fugindo com uma Lindalva 2.0.
Tonho da Lua
Tonho da Lua em Mulheres de Areia
Reprodução/Rede Globo
Falar em Mulheres de Areia e não citar Tonho da Lua é praticamente impossível. Interpretado por Marcos Frota, Lua vivia na praia, onde fazia diversas esculturas de areia.
Sabe o tanque de areia do Paço Municipal? Você provavelmente o encontraria fazendo alguma arte por ali.
Tufão
Tufão (Murilo Benício) arrisca um voleio em Avenida Brasil
Reprodução/Rede Globo
O ex-jogador de futebol mais querido das novelas não poderia ficar de fora da lista. Jorge Tufão, interpretado por Murilo Benício em Avenida Brasil, não só amava o esporte como também adorava suas leituras noturnas.
Tufão morou no bairro do Divino e é ídolo do Divino Futebol Clube. Em Sorocaba, ele com certeza faria suas leituras na Praça Largo do Divino ou, até mesmo, tentaria a carreira como técnico do São Bento.
Téo Pereira
Paulo Betti interpretou Téo Pereira em Império
Reprodução/Rede Globo
Se estamos falando de personagens históricos e os relacionando com Sorocaba, é impossível não lembrar de Téo Pereira, interpretado pelo sorocabano Paulo Betti em Império.
O blogueiro polêmico foi sucesso na novela com suas fofocas e por seus bordões, como querida e curuzes. Para alimentar o seu blog, Téo, com certeza, procuraria lugares movimentados da cidade para ouvir as conversas e descobrir os segredos mais íntimos dos sorocabanos.
Luciana
Luciana (Alinne Moraes) em Viver a Vida
Reprodução/Rede Globo
A jovem Luciana, de Viver a Vida, interpretada pela sorocabana Alinne Moraes, sonhava com a carreira na moda, mas teve a vida mudada quando sofreu um acidente e ficou tetraplégica.
Para se adaptar à nova rotina, Luciana passou por um processo de reabilitação longo. Em Sorocaba, ela contaria com a ajuda de diversas redes de apoio, como o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, onde a maioria dos atendimentos é feito para pessoas que sofreram acidentes de trânsito.
Griselda Pereirão
Lília Cabral como Pereirão em Fina Estampa
Renato Rocha Miranda/TV Globo
Griselda, conhecida como Pereirão, é o exemplo de quem foi do lixo ao luxo após ficar milionária de um dia para o outro, em Fina Estampa.
No entanto, ela ficou conhecida como marido de aluguel por fazer de tudo e mais um pouco. Por aqui, Griselda trabalharia em condomínios de luxo e, até mesmo, investiria em negócios locais, como fez com o restaurante de René.
Dona Helô
Giovanna Antonelli, a delegada Helô de Salve Jorge retorna, após 10 anos, em Travessia
Globo/Raphael Dias - João Miguel Júnior
Por fim, mas não menos importante, a delegada Helô fecha a lista. A personagem foi tão icônica que, após marcar Salve Jorge, retornou dez anos depois para Travessia.
No interior de São Paulo, ela optaria por tomar um café em lugares tranquilos para conversar sobre a vida e sobre o trabalho com seus amigos e familiares, principalmente Creusa, sua fiel escudeira.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu