Geral

ENTRE CULTURA E NATUREZA: IMERSÃO NAS ALDEIAS PATAXÓS DE PORTO SEGURO

Explore as raízes culturais dos povos indígenas ao visitar suas aldeias ancestrais em Porto Seguro. São mais de 17 mil indígenas da etnia pataxó em todo o território municipal, tornando [&8230]

Rastro101
Com informações do site Queagito.com

12/08/2023 por Redação

Divulgação/Queagito.comDivulgação/Queagito.com
Explore as raízes culturais dos povos indígenas ao visitar suas aldeias ancestrais em Porto Seguro. São mais de 17 mil indígenas da etnia pataxó em todo o território municipal, tornando Porto Seguro o segundo município com a maior população indígena na Bahia.

O Censo Demográfico de 2022 revelou que 1.693.535 pessoas se autodeclaram indígenas no Brasil, representando 0,83% da população do país, distribuídas por 4.832 municípios. Os dados do Censo 2022 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda-feira, 7 de agosto.

Ao mergulhar nessa rica cultura, os turistas têm a oportunidade de conhecer mais de 20 aldeias acolhedoras em Porto Seguro e em seus distritos.
Algumas se destacam pela hospitalidade e pela estrutura aberta a visitantes, proporcionando uma verdadeira imersão em vivências inesquecíveis. Entre elas estão a Reserva da Jaqueira, a Aldeia Pataxo Mirapé, a Aldeia Novos Guerreiros, a Aldeia Porto do Boi, Xandó, Imbirina, Barra Velha (aldeia mãe), Pé do Monte e Aldeia Velha.
O QUE FAZER EM UMA ALDEIA:
Experiência cultural:

A imersão cultural é verdadeiramente única ao explorar a rica história e os costumes ancestrais por meio de pinturas étnicas, danças, música e atividades holísticas, enriquecendo a compreensão da cultura pataxó em uma experiência singular e memorável.
Contato com a natureza:

Enquanto percorrem trilhas, os visitantes têm a oportunidade de apreciar espécies raras de árvores nativas e pássaros exóticos. A natureza deslumbrante das reservas oferece um cenário único para a observação da biodiversidade, criando uma conexão especial entre os visitantes e o meio ambiente.
Culinária e artesanato:

Os visitantes podem saborear a culinária típica, como peixe envolto em folhas de patioba, bolos de aipim e ensopados de raízes com temperos variados. Além disso, podem levar para casa lembranças significativas feitas de sementes, madeira e fibras, conectando-se à herança dos pataxós.

Explore uma experiência enriquecedora que une cultura, natureza e sabores em Porto Seguro, e permita que a essência das aldeias pataxós crie memórias inesquecíveis.
Secretaria Municipal de Porto Seguro – BA
https://www.portosegurotur.com
Fonte: Secom – Porto Seguro

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu