Saúde

Carga de couro é apreendida em posto da ADAB em Itagimirim

Mais de 20 mil kg de couro estavam sendo transportados sem documento de inspeção sanitária. Ações como essa servem para coibir o abate clandestino de animais

Rastro101
13/10/2014 por Redação, atualizado em 19/10/2014 às 11h35 por Redação

Carga com mais de 20 mil kg de couro foi apreendida em posto de fiscalização da ADAB em Itagimirim. (Foto: Rastro101)Carga com mais de 20 mil kg de couro foi apreendida em posto de fiscalização da ADAB em Itagimirim. (Foto: Rastro101)

Uma carga de couro curtido foi apreendida na tarde desta sexta-feira (10), no Posto de Fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), no município de Itagimirim, sul da Bahia. A carga, com aproximadamente 700 couros pesando em média 30 kg cada um, seguia para o estado de Minas Gerais, não possuía nota fiscal e estava desacompanhado de documento sanitário oficial para trânsito desse tipo de carga, o CISA - Certificados de Inspeção Sanitária que acompanham os couros e atestam se os mesmos provêm de matadouros inspecionados.

Conforme foi relatado pelo fiscais Eudes e pelo fiscal Elenias Rodrigues, ambos lotados no posto da ADAB em Itagimirim, a carga deverá ser destruída em um aterro sanitário da região. De acordo com os fiscais, sem inspeção correta em salgadeiras certificadas (locais onde se realizam a salga, estocagem e comercialização de couros e peles) o couro, que é usado na confecção de bolsas, calçados e roupas, pode transmitir a febre aftose.

De acordo com o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários (DIPA), Adriano Bouzas, essas ações de fiscalização no combate ao transporte e comércio de couro clandestino é muito importante pois é uma maneira de coibir o fomento do abate informal de animais.

Álbum de imagens

Link curto:

TÓPICOS:

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu