Geral

Inteligentes e brincalhões: conheça Paulinho e Kelly, o casal de chimpanzés que vive no Zoológico de Sorocaba

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

14/07/2023 por Redação

Nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Chimpanzé, o g1 conversou com a bióloga Luana Longon Roca para conhecer a história de Paulinho e Kelly. Paulinho e Kelly vivem juntos desde 2020 no Zoológico de Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Brincar, comer frutas docinhas e até ler revistas podem ser atividades favoritas de qualquer ser humano, mas, neste caso, é de uma espécie bem semelhante: os chimpanzés. Paulinho e Kelly, são um casal de primatas que vivem no Zoológico Municipal de Sorocaba (SP), e contam com cuidados e atividades especiais para manter a existência da espécie.
Nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Chimpanzé, o g1 conversou com a bióloga Luana Longon Roca, funcionária do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, para conhecer a história da dupla.
A especialista explica que, antes de chegarem à Sorocaba, ambos viviam em diferentes zoológicos, Paulinho no Rio de Janeiro e Kelly em Santa Catarina. Apesar de viverem bem, eles não tinham a companhia de outros animais da mesma espécie.
Foi então que se decidiu pela vinda deles ao Quinzinho de Barros, onde seriam pareados, já que os chimpanzés possuem hábitos sociais intensos. Eles chegaram no ano de 2020 e, desde então, vivem juntos no recinto e se dão muito bem, diz Luana.
Apesar de viverem bem juntos, cada um tem a sua personalidade bem definida. Segundo a bióloga, Paulinho é muito mais brincalhão e guloso do que a Kelly. Ele também gosta mais de interagir com os treinadores e visitantes do parque.
A Kelly não é tão bagunceira quanto ele. Ela é extremamente inteligente e adora carregar seu cobertorzinho para todos os lados nos dias de frio. Além disso, ela curte folhear revistas coloridas, conta.
Vida saudável
Diferente de Kelly, Paulinho é mais comilão e é fã frutas doces, como melancia
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Considerados idosos para a espécie, Paulinho e Kelly têm quase 40 anos e, por isso, recebem uma alimentação especial, balanceada e formulada por um zootecnista. Além disso, todos os exames para garantir a saúde dos dois são feitos regularmente, e, na maioria das vezes, sem precisar de sedação.
Eles obedecem a certos comandos e recebem como recompensa seus itens alimentares preferidos. Eles gostam muito das sessões de treinamento e, graças a elas, e possível a aproximação segura dos animais com a equipe técnica - sempre com contato protegido - e, nesses momentos, é possível realizar exames clínicos mais simples, explica a bióloga.
A especialista também destaca que os dois não foram retirados da natureza, ambos já nasceram fora de seu habitat natural.
A espécie deles é a Pan-troglodytes e é nativa do continente africano e, atualmente, encontra-se ameaçada de extinção, na categoria em perigo, de acordo com a lista internacional de espécies ameaçadas da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).
Para Luana, a presença desse casal no zoo permite que as pessoas tenham contato com esses animais, o que não seria possível caso estivessem em seu habitat natural.
Essa proximidade permite, inclusive, a sensibilização das pessoas em relação à perda da biodiversidade global e às ameaças ambientais que afetam nosso planeta, como um todo, opina.
Comemoração
Espécie Pan-troglodytes está ameaçada de extinção
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Em comemoração ao Dia Mundial do Chimpanzé, os visitantes do parque vão poder participar da entrega de presentes para Paulinho e Kelly. Basta comparecer ao zoo no sábado (15), às 11h, em frente ao recinto dos chimpanzés.
De acordo com o Zoo, essas entregas de presentes fazem parte de um dos tipos de enriquecimento ambiental utilizados, que são estratégias para estimular a expressão de comportamentos naturais.
Esses enriquecimentos podem ser itens alimentares apresentados de maneiras diferentes, estímulos sensoriais, como cheiros e sons, poleiros, redes e outros itens físicos no recinto, completa a bióloga.
O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na Rua Theodoro Kaisel, número 883, na Vila Hortência. O parque está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, com a bilheteria funcionando até as 16h.
Os ingressos custam R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos e estudantes. Crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoas com deficiência têm entrada gratuita, podendo ser acompanhados por um acompanhante, se necessário.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu