Geral

Bahia é o estado com maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023

Polícia - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

21/06/2023 por Redação

/

A Bahia é o estado que registrou o maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março deste ano, 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte.



Os dados fazem parte do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em informações oficiais dos 26 estados e o Distrito Federal. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (20).





Apesar do número alto, a quantidade de mortes violentas do primeiro trimestre diminuiu quase 3% em relação ao mesmo período de tempo em 2022, quando foram registradas 1.328.



O g1 pediu informações à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) sobre as mortes registradas no primeiro trimestre do ano. Em nota, a SSP informou que a redução acontece desde o dia 1º de janeiro até 19 de junho, quando os dados do período mostraram redução de 5,3%.





Ainda de acordo com o órgão, o número de feminicídios também diminuiu cerca de 13% nos primeiros seis meses do ano: são 39 casos, contra 45 no mesmo período do ano anterior. Os índices em queda tem relação direta com a nova diretriz de integração das forças policiais.





Apesar disso, o órgão não detalhou o número de assassinatos por mês, nem divulgou os detalhes sobre os crimes.



Segundo o advogado especialista em Segurança Pública, Luiz Henrique Requião, a liderança no ranking de assassinatos no país é a junção de uma série de fatores, entre eles a desigualdade social.

“Os dados de violência nunca estão dissociados dos dados econômicos no local. A Bahia ainda é um dos estados com um dos maiores índices de desigualdade do Brasil, explicou.

Segundo Luiz Henrique, a desigualdade social é a motivação para muitas pessoas entrarem no tráfico de drogas, um crime que muitas vezes anda junto com latrocínio e homicídios, por exemplo.

Um outro agravante do número de assassinatos são os feminicídios, casos que têm sido recorrentes na Bahia. Para o advogado, a quantidade de casos se deve a dois fatores: a conscientização das mulheres e o entendimento do que é o crime de feminicídio.





Quando a lei muda, há sempre um tempo para compreender as situações. Hoje, já existe essa compreensão do que é entendido como feminicidio e isso muda a forma com que os crimes são tipificados”, disse.



Um dos casos chocantes do primeiro trimestre foi o da dona de um bar na cidade de Jeremoabo, região norte da Bahia. Ela foi morta a facadas após cobrar o pagamento de uma dívida de cervejas a um cliente. O assassinato aconteceu em fevereiro e foi filmado por uma pessoa que estava no bar.





Na gravação, é possível ouvir o desespero dos outros clientes com o ataque. As imagens mostram que o homem voltou a beber a cerveja tranquilamente, enquanto outros clientes tentaram socorrer a vítima. O suspeito foi preso.

No oeste do estado, o corpo de uma mulher trans foi encontrado em um matagal de Luís Eduardo Magalhães. A vítima estava desaparecida há dias e foi achada por funcionários de uma empresa que faziam roçagem no local.



Lorena Fox foi morta após entrar em um carro com dois homens, na esquina da antiga rodoviária da cidade. O suspeito foi preso cerca de um mês após o crime.

Mortes violentas no Brasil

No primeiro trimestre de 2023, os assassinatos caíram 0,7% no Brasil. Foram 10,2 mil mortes violentas no primeiro trimestre do ano, contra 10,3 mil no mesmo período do ano passado.

Monitor da Violência: assassinatos caem 0,7% nos primeiros três meses de 2023 no Brasil

Neste cenário, quatro das cinco regiões do país tiveram queda: Centro-oeste (-5,2%), Nordeste (-3%), Norte (-4,2%) e Sul (-5,7%). Na Bahia, a dimunuição foi de quase 3%.





Apesar de ter tido redução no número de assassinatos, o estado segue sendo o que mais mata e, neste primeiro trimestre, foi o único que registrou mais de 1 mil homicídios.

No ranking, o Rio de Janeiro veio logo depois com 924, seguido do Pernambuco, com 870, e São Paulo, com 815.

Fonte: G1










Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu