Geral

Filha descobre que mãe fez promessa para Santo Antônio após transferir dinheiro para pagar dívida com o santo

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/06/2023 por Redação

No Pará, mãe fez promessa para filha casar desde o primeiro namorado. Promessa se cumpriu cinco anos depois e mãe começou a pagar promessa, sem filha saber. Filha descobre promessa que mãe fez para casar no Dia de Santo Antônio
Arquivo Pessoal
Se fizer promessa para Santo Antônio, será que casa mesmo? Segundo a dona Rosa de Fátima Oliveira, a Rosinha, sim. Ela fez uma promessa para o “santo casamenteiro” há 11 anos para que a filha casasse , e após cinco anos, a promessa se cumpriu, e ela passou a entregar santinho e pães para a comunidade da Terra Firme, em Belém, no Pará, no dia 13 de junho. O curioso é que a filha não sabia da promessa, mas pagava por ela há três anos.
Paula Almeida é filha única da dona Rosa e quando começou a namorar, aos 18 anos, a mãe fez uma promessa a Santo Antônio: se a filha conseguisse um marido que a respeitasse, ela entregaria santinhos e pães todos os anos no dia que se celebra o santo.
Cinco anos depois, Paula casou com Salomão, e dona Rosa começou a cumprir a promessa de maneira discreta.
Há três anos, dona Rosa passou a ligar para a filha pedindo uma contribuição para pagar a promessa no período entre maio e junho. Sem questionar muito, Paula transferia o dinheiro para a mãe, mas não sabia do que se tratava.
Este ano, Paula transferiu o dinheiro e decidiu ir até a casa da mãe para entender o que era a promessa. Ao chegar lá, ela se deparou com distribuição de mingau, pães e santos.
“Eu perguntava ‘que promessa é essa?’ e ela falava ‘a promessa que fiz para ti e tenho que pagar’, mas nunca falava o que era. Este ano eu descobri que a promessa foi para eu casar e encontrar alguém que me respeitasse”.
Paula conheceu o marido, Salomão, há seis anos e está casada há três, e a mãe, dona Rosa, aprova a união.
“Encontrou um homem que realmente gosta da minha filha, cuida e protege, como eu faria. Santo Antônio abriu o caminho para que ele encontrasse a minha filha e eles se completam. Deu super certo”, diz confiante.
Pai, mãe e marido de Paula
Arquivo Pessoal
Rosa conta que iniciou a distribuição de santos e pães com poucas unidades e a cada ano foi aumentando, e então precisou pedir contribuição da filha para comprar os materiais.
“Na verdade, a despesa é grande. Comecei com 30 santinhos, depois fui aumentando a quantidade de santinho e foi ficando mais caro, junto com os pães, aí comecei a pedir para ela me ajudar quando chegava perto, só que ela não sabia qual era a promessa e eu nunca parei para pensar que eu nem poderia pedir a ela porque eu que fiz a promessa, né? [risos] Mas ela me ajudando, consigo comprar mais santo, pão e consigo ajudar mais pessoas”.
Paula postou a “novidade” em uma rede social e conta que até gente de Osasco, em São Paulo, pediu o santinho.
O post sobre a promessa da mãe a Santo Antônio já conta com mais de 30 mil visualizações
Reprodução
“O tanto de menina que me pediu santinho. Teve uma que perguntou se eu mandaria para Osasco. As pessoas ainda querem casar mesmo, pensei que fosse meme”, comenta, Paula, bem-humorada.
E tem gente que comprova que pedir ao santo dá certo. A vizinha de dona Rosa conta que este ano, uma jovem voltou à casa dela para agradecer o santinho entregue ano passado. Ela está namorando.
E o pagamento da promessa de dona Rosa vai continuar?
“Pelo que entendi vai ser pelo resto da minha vida”, diz Paula, brincando. Ela complementa que agora que sabe do que se trata a promessa, vai se organizar para ajudar ainda mais na distribuição dos santos e pães.
“Agora que já sei, vou me organizar para enviar o dinheiro a ela e fazer até mais santinhos”.
Assista a outras notícias do Pará:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu