Geral

Investimentos sérios geram retorno ao cidadão

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/06/2023 por Redação

No período das chuvas, historicamente, Boa Vista lida com problemas de alagamento, sobretudo por sua topografia e grandes volumes de água. Enfrentamento aos transtornos é bandeira do município Obras da Prefeitura de Boa Vista beneficiam moradores de toda a capital
PMBV
Cercada pelo rio Branco e cortada por diversos igarapés, a geografia da nossa cidade é naturalmente propícia ao acúmulo de água. Nossa capital tem, majoritariamente, um terreno plano, dificultando o escoamento. É aí onde entra o Poder Público, com as engenharias, em busca de soluções. Este ano, a Prefeitura de Boa Vista entrou em um ritmo acelerado de entrega de obras, antecipando-se aos transtornos ocasionados pelo período das chuvas.
Os trabalhos executados pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) e de Serviços Públicos (SMSP) têm reduzido o número de pontos de alagamentos da nossa capital. Nos últimos dois anos, foram eliminados 21 pontos críticos de alagamento. Para se ter uma ideia, a meta para os quatro anos de gestão era eliminar 25, o que demonstra a celeridade dos serviços realizados e compromisso com a população.
Só nos últimos meses, a prefeitura implantou 12 novos trechos de galerias pluviais em diversos pontos da cidade, tanto na zona urbana como na zona rural. Entre as localidades atendidas estão o bairro Raiar do Sol, nas ruas: Estrela Celeste, Estrela Cadente, Arco-Íris e Estrela do Sul. O bairro Alvorada, na rua Francisco Anacleto e, no Centenário, as galerias já foram instaladas na rua Sobral e agora na Avenida Roma. Naquela região, os moradores têm, pela primeira vez, um inverno em paz. Novas galerias estão sendo implantadas em diversos pontos, para melhorar cada vez mais a infraestrutura da cidade.
Equipes da Patrulha da Chuva reforçam a limpeza da cidade.
PMBV
Diariamente, as equipes de limpeza urbana e a Patrulha da Chuva retiram toneladas de lixo e entulho de galerias, das ruas, e demais canais de escoamento. Somente no mês de maio 11,3 toneladas de resíduos foram recolhidas nessas áreas. Um serviço onde a prefeitura depende ainda mais da colaboração dos cidadãos. Trabalho em conjunto sempre gera resultados mais expressivos.
Na zona rural, pontes e vicinais foram recuperadas em um trabalho planejado, iniciado com bastante antecedência, motivo pelo qual o período chuvoso não tem sido tão danoso como já foi no passado. Nas estradas de acesso às comunidades indígenas, onde foi preciso elevar o nível das pontes, assim foi feito. Com 1,20m a mais, a ponte sobre o afluente do Uraricoera não fica mais debaixo d’água nesse período.
Recuperação de pontes na área rural facilita escoamento da produção mesmo em período de chuvas.
PMBV
Na região do igarapé Grande, as obras de infraestrutura, com galerias novas, mudaram a vida de toda uma comunidade. A cadeia produtiva beneficiada pelas obras no igarapé Xiriri, no baixo São Marcos, hoje conta com a certeza que conseguirá escoar sua produção até a cidade, e que a chuva não será mais sinônimo de prejuízo, ao contrário será só aliada na renda. E muito ainda vem pela frente. A próxima será a ponte sobre o igarapé do Canivete, na comunidade Vista Alegre, que já receberá reparos nos próximos dias. Compromisso com um trabalho que gera resultado visível na vida de todos.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu