Geral

Com poucos habitantes, cemitério de Itaqueri recebeu cadáveres emprestados para inauguração, diz guia: ‘Não morria ningu

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/05/2023 por Redação

As primeiras construções do distrito aconteceram em 1781, mas, como a estrada de ferro não passou por lá, o vilarejo quase sumiu do mapa. Quem acompanhou a equipe foi o guia Money William dos Santos, que também faz parte da história do vilarejo. Com poucos habitantes, cemitério de Itaqueri recebeu cadáveres emprestados para inauguração, diz guia: ‘Não morria ninguém’
Na Serra do Itaqueri, fica o distrito de Itaqueri da Serra, que deu origem ao município de Itirapina. Teve as primeiras construções em 1781, mas, como a estrada de ferro não passou por lá, o vilarejo quase sumiu do mapa.
O cemitério, um dos pontos turísticos da cidade, segundo os moradores, tem mais pessoas enterradas do que vivas no município.
“Eles precisam inaugurar o cemitério, aí não morria ninguém. Aí eles emprestaram cadáver de Brotas e inauguraram o cemitério. Depois de umas brigas devolveram, mas demorou um pouquinho, conta o guia Money William dos Santos.
Nem foi morador de Itaqueri que inaugurou”, completa.
‘Prazer, meu nome é Money, dinheiro em espécie’
Guia Money William dos Santos, em entrevista ao Globo Repórter
Reprodução/Globo Repórter
Outra curiosidade peculiar do vilarejo é o guia local que acompanhou a equipe de reportagem do Globo Repórter. Money William dos Santos foi batizado pelo pai – sem a aprovação da mãe – e sem saber o significado da palavra.
“Ele foliando o jornal, achou a palavra ‘money’ e pediu para a mulher registrar. Depois que ele foi mostrar para a minha mãe, que ela foi falar para ele que era dinheiro em inglês, mas já estava registrado”, relembra Money.
Veja a íntegra do programa:
Globo Repórter - Serra do Itaqueri - 19/05/2023
Confira outras reportagens do programa:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu