Geral

Tartaruga é amarrada e morre em curral de pesca em Maracanã, no Pará

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

06/05/2023 por Redação

Animal estava com mais de 400 ovos, segundo projeto de preservação de animais marinhos que denunciou caso. Secretaria de Meio Ambiente apura o caso. Tartaruga foi amarrada em curral de pesca no nordeste do Pará
Projeto Suruana/Reprodução
Uma tartaruga foi amarrada e morreu em um curral de pesca em Maracanã, município no nordeste do Pará. O animal estaria com mais de 400 ovos e a suspeita é que tenha morrido afogado. A Secretaria de Meio ambiente da cidade informou que vai apurar as circunstâncias da morte.
O caso ocorreu em Algodoal, vila conhecida na Ilha de Maiandeua pelas paisagens e tranquilidade. O animal foi encontrado com as nadadeiras amarradas na noite de quinta-feira (4) em um curral de pesca, sistema usado no litoral paraense para captura de peixes aproveitando o movimento das marés.
Agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Maracanã tentaram salvar o animal até a madrugada de sexta (5), mas não obtiveram sucesso no resgate e salvamento, segundo o secretário municipal, Elton Júnior.
Foi terrível para a equipe. Um sentimento de frustração. Nossa equipe ainda está na Ilha, retornando faremos o término dos procedimentos, repassar o relatório à Polícia Civil, que vai continuar com os procedimentos, informou o secretário.
O projeto Suruanã, de recuperação e conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce, denunciou o caso em uma rede social e cobrou ações das autoridades para encontrar e punir os culpados.
Amarraram uma tartaruga que estava dentro do curral para que ela morresse, dentro dela estavam mais de 400 ovos. Esperamos que os órgãos competentes tomem algum posicionamento a respeito dessa situação, isso é um ato de crueldade, detalha um trecho da postagem do projeto.
O g1 procurou as Polícias Civil e Militar para informações da investigação e sobre a ocorrência, assim como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IOdeflor-Bio), mas não obteve retorno. Questionado pelo g1 sobre a causa da morte do animal e detalhes sobre o caso, o projeto Suruanã informou que deve realizar uma reunião antes de divulgar mais informações.
VÍDEOS com mais notícias do Pará
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu