Geral

Começa a ser demolida estrutura de prédio que desabou em Olinda e deixou seis mortos; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/04/2023 por Redação

Previsão da Defesa Civil é que a demolição seja concluída em até três dias. Desabamento de oito dos 16 apartamentos do Edifício Leme também deixou cinco feridos. Estrutura de prédio que desabou em Olinda começa a ser demolida
Começou a ser demolida, na tarde deste domingo (30), a outra parte do Edifício Leme, que desabou parcialmente na noite da quinta (27), no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda (veja vídeo acima). O desabamento de oito dos 16 apartamentos deixou seis mortos e cinco feridos.
Compartilhar no WhatsApp
A área onde fica o prédio, na Rua Acapulco, foi isolada desde sábado (29). Segundo a Defesa Civil da cidade, o imóvel tinha risco elevado de cair. O edifício estava interditado desde 2000, por causa de problemas de segurança, mas foi invadido e voltou a ser ocupado.
“Vai ser uma demolição cuidadosa. Uma empresa especializada vai usar uma máquina. A previsão é de três dias para a conclusão”, disse à TV Globo o secretário de Defesa Civil de Olinda, coronel Valdy Oliveira.
Por causa do alto risco de desabamento, os moradores não puderam retirar os pertences que ficaram no prédio. Na manhã deste domingo (30), foi feita uma limpeza no terreno do edifício. Por volta das 15h30, uma retroescavadeira começou a retirar os entulhos por baixo da construção.
Com uso de retroescavadeira, profissionais começam a demolir estrutura do Edifício Leme, em Olinda
Reprodução/WhatsApp
O que diz a seguradora do prédio
A demolição é realizada pela Caixa Seguradora, empresa responsável pela manutenção do imóvel. Ela informou que:
🏢 em apoio à Prefeitura de Olinda e com condução técnica da Defesa Civil, procedeu com a remoção da estrutura do Edifício Leme;
🏢 a demolição atende a uma solicitação do Ministério Público de Pernambuco;
🏢 sua prioridade continua sendo prestar apoio às famílias envolvidas.
Buscas finalizadas
As buscas foram concluídas na madrugada do sábado (29), quando os bombeiros encontraram o corpo da última pessoa que estava desaparecida. A vítima, identificada como Maria do Socorro Oliveira da Silva, de 60 anos, foi retirada dos escombros à 1h19, segundo o Corpo de Bombeiros.
As equipes de resgate foram desmobilizadas por volta das 3h do sábado. Uma vez concluído esse trabalho, a prefeitura de Olinda isolou a área com tapumes, na manhã do sábado. Segundo a gestão municipal, a Defesa Civil fez uma vistoria complementar no local.
Também foram feitos os resgates dos animais que ficaram presos na parte do edifício que não desabou.
LEIA TAMBÉM:
Primeira vítima resgatada de prédio que desabou em Olinda é enterrada
Sobreviventes contam como saíram de prédio que desabou
FOTOS: veja antes e depois do prédio que desabou em Olinda
Grande Recife tem histórico de prédios interditados por risco de desabamento
A gestão municipal disse ainda que irá prestar assistência social às vítimas e seus familiares, buscando o ressarcimento da seguradora responsável. O prefeito da cidade, Professor Lupércio (Solidariedade), decretou luto oficial de três dias.
O que aconteceu
Prédio desaba e pega fogo em Jardim Atlântico, Olinda
O desabamento parcial do Edifício Leme aconteceu por volta das 22h da quinta (27). Moradores vizinhos ao prédio disseram que, primeiro, ouviram um grande estrondo e, depois, a estrutura pegou fogo (veja vídeo acima).
Os bombeiros informaram que foram acionados às 22h08 para a ocorrência, chegando ao local 20 minutos depois.
Edifício desaba e pega fogo em Olinda, no Grande Recife
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu