Geral

Além do Starship, outros foguetes da SpaceX explodiram nos últimos anos; relembre

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/04/2023 por Redação

O foguete Starship que deveria transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte explodiu minutos após o lançamento para um voo-teste nesta quinta-feira (20). Foguete Starship explode após lançamento
A empresa do bilionário Elon Musk, SpaceX, teve problemas mais uma vez nesta quinta-feira (20). O foguete Starship realizou um voo-teste quando explodiu minutos após o lançamento - não havia tripulação nesta viagem.
A empresa projetou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que ele pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários.
Relembre os incidentes da SpaceX:
Abril de 2023
Explosão Starship
YouTube
O foguete Starship da SpaceX explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de decolar da plataforma. A nave não conseguiu atingir a órbita.
A empresa do bilionário Elon Musk projetou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. Mas neste voo de teste, a Starship estava sem tripulação.
O veículo espacial foi feito para ser usado em mais de um voo. Mas, para esta missão, a empresa não tentará fazer um pouso vertical da nave, nem tentará recuperar o foguete.
Junho de 2022
Foguete explode na fábrica da SpaceX durante teste de solo
Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX para a espaçonave Starship de última geração pegou fogo durante teste de solo, em 11 de junho de 2022, no sul do Texas, Estados Unidos. Não houve feridos.
O teste estava sendo transmitido ao vivo pelo canal NASA Spaceflight. Na imagem, é possível ver o momento que a base do foguete é tomada pelas chamas após a explosão. A câmera de vídeo que registrava o teste até chega a balançar (veja vídeo acima).
Nas redes sociais, o magnata comentou sobre o acidente. Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, afirmou Musk no Twitter.
Segundo a agência Reuters, a falha ocorreu no meio de uma campanha de testes de fogo estático de um dia do booster, equipado com uma série de 33 motores Raptor para uso em um próximo voo de teste orbital.
Março de 2021
VÍDEO: Mais um protótipo de foguete da SpaceX explode após o pouso
Um protótipo do foguete Starship, da SpaceX explodiu após o pouso. Identificado como SN10, o foguete decolou às 20h20 de Brasília, de Boca Chica, no Texas.
O SN10 subiu impulsionado por três motores e depois virou para voar na posição horizontal. Chegou a uma altitude de 10 km antes de iniciar sua descida na vertical e conseguiu pousar suavemente no local indicado. Depois, explodiu.
Os testes são realizados em uma região quase deserta arrendada pela SpaceX no extremo sul do Texas, perto do México e às margens do Golfo do México. A área é suficientemente ampla para não causar danos ou vítimas.
Fevereiro de 2021
Foguete da SpaceX explode em aterrissagem após voo de teste nos EUA
Um protótipo de foguete da SpaceX explodiu ao aterrissar, após um voo de teste, segundo imagens divulgadas pela própria empresa. Foi a segunda explosão desse tipo, depois do ocorrido com o protótipo anterior em dezembro do ano passado.
Voltamos a ter um excelente voo. Temos apenas que trabalhar um pouco na aterrissagem, declarou um porta-voz da SpaceX ao comentar o voo, transmitido ao vivo.
O foguete SN9 decolou de Boca Chica, no estado do Texas, com autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A nave foi lançada às 15h30 (horário local) e desligou progressivamente seus motores à medida que alcançava a altitude de 10 km. Em seguida, realizou uma série de manobras de teste na posição horizontal.
Ao tentar retornar à posição vertical para pousar, no entanto, começaram os problemas.
As imagens exibidas mostraram que o foguete chegou muito rapidamente, e em um ângulo ruim. Ele aterrissou em meio a um barulho ensurdecedor e explodiu.
Dezembro de 2020
Um protótipo do futuro foguete gigante da SpaceX, que a empresa planeja destinar a missões a Marte, caiu e explodiu durante um lançamento de teste na costa do estado do Texas (sul), em 9 de dezembro de 2020.
A SpaceX, porém, se mostrou otimista com o teste e uma transmissão ao vivo do lançamento colocou na tela a seguinte mensagem: Tese incrível, parabéns equipe!.
Marte, lá vamos nós!, comemorou Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, em sua conta no Twitter minutos após o teste, explicando que o excesso de velocidade no pouso foi responsável pelo acidente.
No teste de lançamento, a nave decolou e subiu corretamente em uma linha aparentemente reta, antes do desligamento em sequência de dois motores. Após 4 minutos e 45 segundos de voo, um terceiro motor desligou e o foguete iniciou sua descida na posição programada.
Os motores foram reiniciados segundos antes de pousar em um esforço para diminuir a velocidade da nave, mas mesmo assim foi incapaz de evitar que ela batesse com força na Terra.
Setembro de 2016
Explosão é vista no local de lançamento de foguete da SpaceX em Cabo Canaveral, nos EUA
GirlieToNerdy/Handout via REUTERS
Uma explosão destruiu um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, em 1º de setembro de 2016, durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida, fazendo tremer prédios a quilômetros de distância e gerando uma grande nuvem de fumaça preta.
A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma anomalia durante o teste estático resultou na perda do foguete e do satélite de comunicações israelense que seria levado para o espaço no fim de semana.
Amos 6, o satélite israelense, seria, além disso, o primeiro usado pelo Facebook e faria parte de sua campanha para levar, do espaço, internet a áreas remotas. O criador da rede social, Mark Zuckerberg, lamentou o acontecimento.
Estou profundamente desapontado ao saber da falha no lançamento da SpaceX que destruiu nosso satélite que forneceria a conectividade entre tantos empresários e todas as outras pessoas de todos os continentes, disse Zuckerberg em sua página no Facebook.
Outros fracassos sem explosões
Junho de 2016
Parte do foguete SpaceX Falcon 9 recuperada após o lançamento em 6 de maio é transportada por uma enorme carreta, na Flórida
Joe Skipper/Reuters
Em 15 de junho de 2016, a empresa americana SpaceX fracassou na tentativa de pousar o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 em uma plataforma no oceano Atlântico, após ter conseguido realizar esta manobra três vezes seguidas - duas na água e uma em terra.
O segundo estágio do foguete conseguiu, no entanto, colocar em órbita dois satélites de comunicação, um da empresa francesa Eutelsat e outro da companhia ABS, sediada nas ilhas Bermudas.
O diretor da empresa californiana, Elon Musk, confirmou horas depois o fracasso do pouso no Twitter.
Trata-se de um RUD, disse Munsk, usando uma expressão comum no meio aeroespacial que se refere a Rapid Unscheduled Disassembly - desmontagem rápida não-programada, que significa a destruição ou explosão da aeronave.
Março de 2016
Falcon 9 decola de Cabo Canaveral
Foto: Craig Bailey / Florida Today / via AP Photo
A empresa americana SpaceX fracassou em 4 de março de 2016 ao tentar aterrissar suavemente o foguete Falcon 9 sobre uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico, após o lançamento de um satélite.
O foguete aterrissou bruscamente sobre a plataforma. Não se esperava que funcionasse, escreveu no Twitter Elon Musk, o diretor-executivo da empresa californiana
A SpaceX havia informado, na semana anterior, ter poucas esperanças de sucesso do pouso porque o foguete carregava o satélite SES-9 - destinado a serviços de comunicação - muito pesado e que foi colocado em órbita geoestacionária a mais de 35 mil quilômetros sobre o Equador.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu