Geral

Prefeita Cordélia inaugura centro de saúde que oferecerá mais de 20 especialidades médicas

Novo equipamento disponibilizará até 300 atendimentos diários, além de exames e procedimentos

.

Radar64
26/07/2022 por RADAR64

Divulgação/Radar64Divulgação/Radar64

Os eunapolitanos já contam com mais um importante serviço de saúde no município. A prefeita Cordélia Torres inaugurou nesta segunda-feira (25) o Centro de Especialidades em Saúde Dr. Luiz Andrade, localizado no bairro Pequi. Serão disponibilizados até 300 atendimentos diários em aproximadamente 20 especialidades médicas, além de exames e procedimentos.


O nome do centro é uma homenagem ao médico legista Luiz Andrade, que faleceu em abril de 2020, aos 64 anos. Ele chegou à cidade em 1994 e dedicou 26 anos de sua vida à educação e à medicina em Eunápolis. Foi coordenador regional do IML, médico socorrista do Samu e professor de Medicina Legal na Unesulbahia.


PRÉDIO FOI REFORMADO PARA ABRIGAR CENTRO DE SAÚDE – Para a instalação do novo equipamento, a prefeitura de Eunápolis promoveu uma reforma no imóvel onde funcionava antigamente a Secretaria de Saúde, ampliando a área para 880 metros quadrados. O centro conta com dez consultórios médicos, assentos para quase 100 pessoas, cerca de 30 equipamentos de ar-condicionado, farmácia, duas recepções e ambiente para separação dos lixos comum e hospitalar.


Cordélia disse que Pequi foi escolhido porque, com os bairros adjacentes, abriga cerca de 60 mil pessoas

A prefeita Cordélia Torres ressaltou a importância do Centro de Especialidades para desafogar a demanda reprimida existente no município, visto que a policlínica regional não dá conta de atender toda a necessidade da população. “Temos hoje uma demanda reprimida de pessoas que estão aguardando exames desde 2012. A policlínica regional é por cota, enquanto o Centro de Especialidades vai atender cerca de 300 pessoas diariamente”, explicou a prefeita.


A prefeita disse que o Pequi foi escolhido para sediar o novo equipamento porque, com os bairros adjacentes, abriga cerca de 60 mil pessoas, além de ser de fácil acesso para moradores de várias zonas vizinhas.


Questionada sobre o motivo de não aproveitar o prédio da antiga policlínica municipal para o Centro de Especialidades, Cordélia revelou que o local será utilizado para um novo projeto, mas manteve em segredo sobre do que se trata.


FUNCIONAMENTO IMEDIATO – O secretário municipal de Saúde, David Souza, adiantou que o centro já começa a funcionar efetivamente nesta terça-feira (26). A marcação segue o processo tradicional: o encaminhamento é feito através da Unidade Básica de Saúde para a central de regulação.


Secretário de Saúde, David Souza, adiantou que centro já começa a funcionarnesta terça-feira

Conforme o secretário, com o novo Centro de Especialidade, a oferta de serviço vai aumentar muito, pois serão atendidas até 300 pessoas por dia nas várias especialidades que atualmente estão represadas no município, entre elas cardiologia, pediatria e ortopedia.


David explicou que a central de regulação estava tendo dificuldade porque o volume de atendimentos oferecidos pela policlínica regional não era suficiente para suprir a demanda da população eunapolitana. “O município tem um convênio com a policlínica do Estado, mas que, infelizmente, não supriu a nossa necessidade”, observou o secretário.


Eunapolitanos já contam com mais um importante serviço de saúde no município

ESPECIALIDADES OFERECIDAS – O Centro de Especialidades em Saúde oferece atendimento em anestesiologia; angiologia; cirurgia geral; cirurgia torácica; dermatologia; endocrinologia; fisioterapia; fonoaudiologia; gastroenterologia; ginecologia; ginecologia obstétrica; nefrologia; neurologia; neurocirurgia; nutrição; oftalmologia; ortopedia; pediatria; pneumologia; reumatologia; urologia. Já os procedimentos e exames são: ultrassonografia; espirometria; eletrocardiograma; colonoscopia; neuroencefalograma; CAF; biópsia ginecológica; cauterização; preventivos alterados e pólipo cervical.


HOMENAGEM – Na solenidade de inauguração, acompanhada por centenas de pessoas, estiveram presentes a viúva do médico homenageado, Maria Auxiliadora Alagia Andrade, os dois filhos, Alexandre e Luiza, além de outros familiares e amigos. Emocionados, a viúva e os filhos receberam flores e uma placa entregues pela prefeita Cordélia e pelo secretário da Casa Civil, Paulo Dapé, que era muito amigo do médico.


A filha Luiza Andrade se disse grata pela homenagem ao pai, lembrando que ele viveu para a medicina e prestou o serviço público com muito amor e ética.


Secretário Paulo Dapé não poupou elogios para Luiz Andrade; viúva e filhos do médico estavam presentes

Para Alexandre Andrade, é uma felicidade muito grande ver que tudo o que seu pai fez está sendo reconhecido mesmo depois de sua morte. “Que esse equipamento possa ajudar a população e que os profissionais executem seu trabalho com todo o amor como ele fazia quando estava aqui”, disse.


O secretário municipal da Casa Civil, Paulo Dapé, não poupou elogios para o médico. “O doutor Luiz Andrade representa o amor, o carinho, a dedicação. Enquanto viveu em Eunápolis, teve uma dedicação que jamais vi outro profissional em sua área fazer”, salientou.


.


Link curto:

TÓPICOS:
Radar64

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu