Geral

Dinheiro abandonado pelo presidente do Sri Lank após fuga é entregue à justiça

Manifestantes, que ocupam o palácio presidencial desde sábado (9), encontraram no local 17,85 milhões de rupias (50.000 dólares) em cédulas novas e entregaram a quantia à polícia

Rastro101
Com informações do site O Tempo

11/07/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoMilhões de rupias abandonadas pelo presidente fugitivo do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, foram entregues à justiça do país nesta segunda-feira (11), no momento em que começa a batalha pela sucessão.

Os manifestantes, que ocupam o palácio presidencial desde sábado, encontraram no local 17,85 milhões de rupias (50.000 dólares) em cédulas novas e entregaram a quantia à polícia.

A polícia recebeu o dinheiro em espécie e o entregará à justiça, afirmou um porta-voz da força de segurança.

Também foi encontrada no palácio presidencial uma mala repleta de documentos, segundo fontes oficiais.

Os acontecimentos dramáticos de sábado foram o ponto máximo de uma onda de protestos no país, que fica na costa sul da Índia e enfrenta uma crise política e econômica sem precedentes, que os manifestantes atribuem ao governo do presidente Rajapaksa.

Centenas de milhares de pessoas se reuniram na capital, Colombo, para exigir que Rajapaksa assuma a responsabilidade pela escassez de remédios, alimentos e combustíveis, cenário que levou um país relativamente próspero ao cenário de caos. 

Depois de invadir o palácio presidencial, a multidão percorreu os ambientes luxuosos, várias pessoas pularam na piscina e vasculharam o guarda-roupa e os pertences de Rajapaksa.

O presidente, de 73 anos, conseguiu escapar por uma saída lateral e foi levado em uma embarcação militar para uma base no nordeste da ilha, informaram fontes oficiais à AFP.

O primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, anunciou que o presidente expressou a intenção de renunciar.

O chefe de Governo, também de 73 anos, se tornaria automaticamente presidente interino em caso de renúncia de Rajapaksa, mas afirmou que deixará o cargo se não existir consenso para a formação de um governo de unidade.

Rajapaksa já havia declarado ao presidente do Parlamento, Mahinda Abeywardana, que abandonaria o cargo na quarta-feira, 13 de julho, para permitir uma transição pacífica.

O processo para sucessão deve durar entre três dias, prazo mínimo para reunir o Parlamento, e 30, o máximo autorizado pela legislação.

Negociações

O principal partido de oposição, Samagi Jana Balavegaya (SJB), negociava nesta segunda-feira com formações menores para conseguir o apoio necessário a seu líder Sajith Premadasa.

De acordo com um dirigente do SJB, um acordo provisório foi alcançado com os dissidentes do partido SLPP de Rajapaksa para respaldar Premadasa, de 55 anos e filho de um ex-presidente, como novo chefe de Estado. O cargo de primeiro-ministro corresponderia a um integrante do SLPP.

Ex-aliado de Rajapaksa, Dullas Alahapperuma, de 63 anos, pode ser o novo chefe de Governo, afirmou à AFP um deputado do SJB envolvido nas negociações.

Cinco ministros pediram demissão no fim de semana e o gabinete do primeiro-ministro afirmou que o governo chegou a um acordo para renunciar em bloco em caso de acordo para um governo multipartidário.

Milhares de pessoas permaneciam ocupando nesta segunda-feira prédios oficiais invadidos no fim de semana.

A reivindicação é muito clara: o povo continua exigindo a renúncia (de Rajapaksa), a renúncia completa, com uma confirmação por escrito, explicou Dela Peiris, um dos manifestantes.

Espero que tenhamos a renúncia do governo, incluindo o primeiro-ministro e o presidente, nos próximos dias, acrescentou. (AFP)

Link curto:

TÓPICOS:
Onda De Protestos

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu