Geral

Shinzo Abe: Confira as reações mundiais ao assassinato do ex-premiê japonês

ONU, Otan, União Europeia e diversos países se manifestaram sobre o crime contra o ex-primeiro ministro do Japão

Rastro101
Com informações do site O Tempo

08/07/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoDa Ásia ao Ocidente, os líderes mundiais prestaram homenagem nesta sexta-feira (8) ao ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e expressaram pesar após seu assassinato durante um comício.

O Brasil declarou luto nacional por três dias após a morte do importante político. A Índia também tomou esse caminho e declarou um dia de luto nacional no sábado (9) em solidariedade com os japoneses. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que nunca vai entender um crime tão brutal contra o ex-primeiro ministro. 

Confira algumas das reações oficiais de diferentes países pelo mundo e da Organização das Nações Unidas:

- ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterrez, afirmou estar profundamente entristecido após este horrível assassinato. 

Tive o privilégio de conhecê-lo [a Abe] há anos e sempre lembrarei (...) de seu compromisso com o multilateralismo, destacou.

- Brasil

O Brasil declarou luto nacional por três dias após a morte de Shinzo Abe, anunciou o presidente Jair Bolsonaro, expressando extrema indignação após o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês.

Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão, escreveu no Twitter.

- Estados Unidos

O presidente americano, Joe Biden, chamou o assassinato de tragédia para o Japão e para todos que o conheceram.

Dizendo-se estupefato, chocado e profundamente triste com a notícia, prestou homenagem em um comunicado ao homem que dedicou sua vida ao povo japonês.

A violência com armas de fogo sempre marca profundamente as populações que são suas vítimas, disse ele, enquanto seu país é regularmente palco de tiroteios em massa. Os Estados Unidos estão com o Japão neste momento de luto.

- Rússia

Desejo a vocês (...) coragem diante dessa perda irreparável, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, em um telegrama de condolências dirigido à mãe e à viúva de Shinzo Abe, segundo um comunicado do Kremlin. 

As belas memórias deste homem notável viverão para sempre nos corações daqueles que o conheceram, ressaltou.

- China

A embaixada chinesa no Japão afirmou que a China estava chocada com o ataque. O ex-primeiro-ministro Abe contribuiu para a melhoria e o desenvolvimento das relações sino-japonesas. Expressamos nossas condolências pela ocasião de seu falecimento e expressamos nossa solidariedade à família, declarou um porta-voz da embaixada.

- Otan e União Europeia

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse estar profundamente entristecido por este assassinato hediondo. Ele elogiou um defensor da democracia, meu amigo e colega de muitos anos. O Japão é um parceiro fundamental da Aliança Atlântica.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, denunciou no Twitter o assassinato covarde e brutal de um grande democrata e defensor de uma ordem mundial multilateral, cujo ataque chocou o mundo inteiro.

Nunca vou entender o assassinato brutal deste grande homem. Japão, os europeus compartilham seu luto, reagiu, por sua vez, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na mesma rede social.

- Itália

A Itália está chocada com o terrível ataque que atingiu o Japão e seu debate democrático livre, reagiu o chefe de Governo italiano, Mario Draghi.

- Alemanha

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse estar atordoado e profundamente entristecido, afirmando estar ao lado do Japão nestes tempos difíceis.

É com horror que soube da notícia (...), reagiu a ex-chanceler Angela Merkel, recordando o seu prazer em trabalhar com um homem com quem a relação era imbuída de confiança.

- França

O Japão perde um grande primeiro-ministro, que dedicou sua vida ao seu país e trabalhou para trazer equilíbrio ao mundo, reagiu o presidente francês, Emmanuel Macron.

- Holanda

Guardo excelentes lembranças de nossa amizade e do trabalho que fizemos juntos, declarou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, condenando um ataque covarde.

- Reino Unido

Incrivelmente triste por Shinzo Abe. Muitos se lembrarão da liderança mundial que ele demonstrou em tempos difíceis, tuitou o primeiro-ministro britânico demissionário, Boris Johnson.

- Coreia do Sul

Estendo minha simpatia e condolências à família e ao povo do Japão pela perda de seu primeiro-ministro que mais tempo permaneceu no poder e político respeitado, afirmou o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, em um comunicado, condenando um ato criminoso inaceitável.

- Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, decretou um dia de luto nacional no sábado em homenagem a Shinzo Abe.

Estou chocado e entristecido além das palavras pela morte trágica de um dos meus amigos mais queridos, Shinzo Abe, escreveu no Twitter. Somos solidários com nossos irmãos e irmãs japoneses neste momento difícil.

- Turquia

Lamento profundamente a perda do meu querido amigo Abe, reagiu o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Condeno aqueles que cometeram este ataque odioso.

(AFP)                

Link curto:

TÓPICOS:
Condolências

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu