Geral

Anuário: negros são maioria das vítimas de crimes violentos no Brasil

Polícia - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

03/07/2022 por Redação

/

Em estatística nada surpreendente, o 16° Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que os negros são a maioria das vítimas de crimes violentos no país. No Brasil, 56% da população é negra, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre as mortes violentas intencionais —categoria que reúne homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção policial—, 78% foram de negros e 21,7% de brancos.

Os negros também são a maioria das vítimas da letalidade policial, representando 84% das mortes do tipo em todo o Brasil. Em 2021, o número de mortes causadas pela polícia na população branca caiu 31%, enquanto entre os negros subiu 5,8%.

Os policiais negros, entre civis e militares, também são os que mais morrem de maneira violenta, com os dados apontando 67,7% no quesito. Além disso, entre índices de  feminicídio, 62% das mulheres mortes são negras.

Os negros também são maioria entre a população carcerária, representando 67,5% contra 29% de brancos. Em 2005, os negros eram 58% dos presos.

Fonte: Radar64

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu