Geral

Migrantes de todo o mundo enviaram 577 bilhões de euros a familiares em 2021

Entre 2022 e 2030, este valor poderá atingir um acumulado de cerca de 5,1 trilhões de euros (quase 5,4 trilhões de dólares) países pobres são os principais destinos

Rastro101
Com informações do site O Tempo

16/06/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoMigrantes de todo o mundo transferiram mais de 577 bilhões de euros (602 bilhões de dólares) para suas famílias em países de baixa e média renda em 2021, informou o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Entre 2022 e 2030, este valor poderá atingir um acumulado de cerca de 5,1 trilhões de euros (quase 5,4 trilhões de dólares), segundo um relatório do FIDA, ou seja, o dobro de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da África em 2021.

Apesar das previsões de que a pandemia de covid-19 reduziria a soma das remessas dos migrantes para as suas famílias, estes valores registaram um aumento de 8,6% em 2021, apontou o FIDA.

E isso graças, em parte, ao aumento de 48% das transferências através de telefones celulares, principalmente devido à pandemia e ao fechamento de fronteiras, segundo o FIDA, uma organização da ONU com sede em Roma. 

A maioria dos valores enviados foi em dinheiro transferido por clientes, e as transferências por celular representaram 3% do total, mas estão aumentando. 

O dinheiro em efetivo ainda está em alta, mas perdendo terreno, disse Pedro de Vasconcelos, funcionário do FIDA, contactado pela AFP. 

A digitalização das transferências, especialmente através do uso de telefones celulares, representa uma grande oportunidade para fortalecer o desenvolvimento rural, já que metade desses valores vai para as áreas rurais, disse Gilbert Houngbo, presidente do FIDA, citado no comunicado. 

As remessas de dinheiro ajudam a tirar as pessoas da pobreza, colocam comida na mesa, pagam taxas escolares e cobrem os custos de saúde, lembrou Houngbo. (AFP)

Link curto: https://bit.ly/3MXLfJm

TÓPICOS:
Remessa

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu