Geral

Família de britânico desaparecido na Amazônia cobra intensificação de buscas

"Onde está Dom Phillips? Onde está Bruno Pereira?", perguntou a irmã do jornalista, Sian Phillips protestos ocorreram em Londres e em frente à Prefeitura de Los Angeles, Califórnia (EUA)

Rastro101
Com informações do site O Tempo

09/06/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA família do jornalista britânico Dom Phillips, desaparecido desde domingo na Amazônia com o indigenista brasileiro Bruno Pereira, pediu nesta quinta-feira (9) às autoridades britânicas e brasileiras em Londres que intensifiquem seus esforços para localizar os dois homens, que ainda esperam encontrar.

Dom Phillips, de 57 anos, colaborador do jornal The Guardian, e Bruno Pereira, 41, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio), estão desaparecidos desde domingo na região do Vale do Javari, em plena floresta amazônica. 

Onde está Dom Phillips? Onde está Bruno Pereira?, perguntou a irmã do jornalista, Sian Phillips, em declaração à imprensa durante um encontro de cerca de 30 pessoas organizado em frente à embaixada brasileira.

Queremos que as autoridades britânicas pressionem o governo brasileiro, acrescentou, antes de ser recebida com outros familiares pelo embaixador.

Queremos que a busca continue. Queremos saber o que aconteceu com eles e queremos que qualquer um que tenha cometido um possível ato criminoso seja levado à justiça. Queremos uma investigação determinada, completa e aberta, cobrou Sian. 

Ela acusou as autoridades brasileiras de demora em iniciar as buscas, mas disse que continua com esperança de que eles sejam encontrados, descrevendo seu irmão como um grande escritor e jornalista, um homem atencioso que se preocupa com o meio ambiente e ama o Brasil.

As autoridades brasileiras disseram ter esperança de encontrá-los com vida, mas não excluem nenhuma pista, inclusive a de homicídio, em uma região onde há grande prática de atividades criminosas.

O desaparecimento desencadeou a mobilização de personalidades e grupos pela defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, e o governo do presidente de Jair Bolsonaro foi acusado de atrasos no início das buscas.

Fomos assegurados de que tudo está sendo feito para encontrá-los, disse após o encontro com o embaixador o marido de Sian Phillips e cunhado de Dom, Paul Sherwood. 

Localizado no oeste da Amazônia, próximo ao Peru, o Vale do Javari, no estado do Amazonas (nordeste), onde os dois homens desapareceram, é de difícil acesso. 

A região passa por uma escalada da violência armada devido à presença de garimpeiros, grileiros, caçadores e traficantes de drogas. Na quarta-feria (8), caminhões com mensagens sobre o jornalista britânico Dom Phillips e o especialista em assuntos indígenas brasileiros Bruno Pereira, desaparecidos na floresta amazônica, foram colocados em frente à Prefeitura de Los Angeles, Califórnia. Líderes do Norte e A América do Sul estão se reunindo em Los Angeles para a nona Cúpula das Américas. (AFP)

Link curto:

TÓPICOS:
Impacto Mundial

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu