Geral

Parque Ecológico Gravatá: indicação cobra asfaltamento da pista de caminhada

Parque, na região central de Eunápolis, foi reestruturado, mas não houve melhoria da pavimentação da pista de cooper

.

Radar64
07/06/2022 por RADAR64

Divulgação/Radar64Divulgação/Radar64

Desde que foi criado, em 2003, o Parque Ecológio Pedro José da Trindade, antigo Parque Gravatá, em Eunápolis, atrai, a cada dia, mais frequentadores tanto para o lazer quanto para a prática de atividades esportivas. Ao entardecer e logo cedo muitas pessoas procuram o local para se exercitar.


Por isso, o vereador Jairo Brasil, do Progressistas, apresentou indicação de número 45/2022 que cobra melhorias na segurança pública, com destinação de plantões da Guarda Municipal até às 21:30 horas e a pavimentação asfáltica da pista de cooper aonde as pessoas fazem caminhadas.


A indicação será encaminhada às secretarias municipais competentes na prefeitura de Eunápolis, na Costa do Descobrimento.


Na propositura, ele cita que o lugar, na região central de Eunápolis, foi todo reestruturado, mas não houve melhoria da pavimentação da pista de cooper do parque.


CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA


Uma parceria entre a empresa Veracel Celulose S/A e Prefeitura Municipal de Eunápolis resultou na implantação do Parque Ecológico do Gravatá. Na ocasião o engenheiro florestal Danilo Sette de Almeida, então funcionário da Veracel Celulose, e responsável pelo Programa Mata Atlântica da empresa, recebeu a missão de coordenar a restauração ecológica desta área urbana, composta 100% de pastagem, sendo localizada a mesma junto a uma nascente e ao Córrego do Gravatá, no perímetro urbano de Eunápolis e parte do então bairro Antares que surgia na época.


No parque, no perímetro urbano de Eunápolis, possui nascente do Córrego do Gravatá

Foi um trabalho pioneiro para Eunápolis a recuperação ambiental de uma área degradada com objetivo de transformá-la em uma floresta. No trabalho de implantação do plantio, realizado em julho de 2003, foram restaurados 1,43 hectares com plantio de 1.438 mudas de espécies florestais nativas da mata atlântica regional, entre as quais o ingá, pau pombo, angelim coco, amescla, jequitibá, pau brasil, araçá, ipê amarelo, aroeirinha, óleo comumbá, pau paraíba, cedro, gurindiba, fidalgo, biriba, pororoca, pequiá, caju, mamica de porca, quaresmeira, jatobá, ipê amarelo, juerana, entre outras, uma boa diversidade de espécies nativas das florestas da região que foi fundamental para sucesso do processo de restauração ecológica.


Dentre as espécies utilizadas, muitas eram frutíferas nativas com grande potencial de atração da fauna silvestre, o que proporcionaria um aumento constante na diversidade de espécies da flora e fauna presentes na área, conforme mostrado em monitoramentos posteriores ao plantio.


Em 2005 a área sofreu um incêndio que afetou uma parte do plantio, atrasando o desenvolvimento da floresta em formação.


Parceria entre Veracel Celulose e Prefeitura e Eunápolis resultou na implantação do Parque Ecológico do Gravatá

Em 2007 foi realizado, também pelo engenheiro Danilo Sette, o primeiro monitoramento ambiental florestal da área, sendo encontrada uma altura média da floresta em formação de 2,57 metros e diversidade de espécies em aumento constante, mostrando resultados positivos da restauração ecológica da área.


Em abril de 2019 o fotógrafo da natureza Edivaldo Pereira da Silva registrou no Parque Ecológico do Gravatá a presença do menor pica pau do Brasil – Picumnus albosquamatus – o picapauzinho escamoso é o menor do Brasil, podendo medir de 10 a 11 centímetros de comprimento e pesa entre 9 a 11 gramas. Este registro mostra a importância desta floresta urbana para o município de Eunápolis, abrigando um bom número de espécies da fauna silvestre da mata atlântica, com destaque para diversidade de pássaros presentes.


Hoje, 19 anos depois do plantio, a floresta mostra um porte/estágio avançado com altura média superior a 15 metros, e uma diversidade de flora e fauna apreciada pelos frequentadores e amigos do Parque Ecológico do Gravatá, que constitui uma das poucas áreas verdes, senão a única, aberta à visitação no município de Eunápolis.


.


Link curto: https://bit.ly/3aLnYx6

TÓPICOS:
Radar64

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu