Geral

Turquia muda nome na ONU para evitar confusão com peru

'Turkey' em inglês também é tradução para a ave peru turcos alteram nome para 'Türkiye' para evitar nomenclatura igual

Rastro101
Com informações do site O Tempo

03/06/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA Turquia, país de 84 milhões de habitantes no Oriente Médio, não quer mais ser chamada de Turkey em inglês, mas sim de Türkiye. A mudança, que pode parecer pequena mas tem grande significado social e político para Ancara, foi formalizada na ONU.

Stephane Dujarric, o porta-voz do secretário-geral António Guterres, informou a diversos veículos da imprensa internacional nesta quinta-feira (2) que a troca, solicitada por meio de uma carta da chancelaria turca, já passou a valer. Os países são livres para escolher como querem ser nomeados, disse ele à americana CNN.

A mudança integra a agenda do presidente Recep Tayyip Erdogan já há alguns anos e foi impulsionada pela versão anglicizada do nome do país. Turkey, em inglês, designa não apenas a nação do Oriente Médio, como também a ave peru.

O chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, afirmou em uma rede social que a mudança tem como objetivo aumentar o valor da marca do país. Türkiye -pronuncia-se turquiê- já é a forma que o povo turco usa para se referir ao país desde a formação da nação em 1923, após a desintegração do Império Otomano.

O termo também vinha sendo usado no comércio internacional. Erdogan assinou um memorando no ano passado para que a frase made in Turkey fosse cunhada made in Türkiye. Simboliza e transmite a cultura, a civilização e os valores da nação turca da melhor maneira possível, disse o presidente no documento.

Instituições públicas e a imprensa nacional passaram a adotar essa forma. A TRT World, emissora pública, publicou um comunicado explicando a mudança: Digite Turkey no Google e você vai ver um conjunto de imagens e definições que confundem o país com a Meleagris, também conhecida como peru na América do Norte, famoso por ser servido no Natal e em jantares de ação de graças.

Ou então folheie os dicionários peru é definido como algo que falha gravemente ou uma pessoa tola, seguiu. Para o professor de história da Universidade de Georgetown Mustafa Aksakal, introduzir a mudança na ONU é uma forma de Erdogan demonstrar que tem o poder de afirmar suas vontades para além das fronteiras políticas nacionais.

A mudança pode parecer boba para alguns, mas coloca Erdogan no papel de protetor do respeito internacional pelo país, disse ele ao jornal The New York Times.
A comunicação governamental tem divulgado um vídeo institucional que mostra vários cidadãos pronunciando o nome Türkiye e disseminado a hashtag HelloTürkiye nas redes sociais. (Folhapress)

Link curto:

TÓPICOS:
Gluglu

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu