Geral

Julgamento de artistas em Cuba é marcado por críticas e polêmicas

Sentença dos artistas opositores Luis Manuel Otero Alcántara e Maykel "Osorbo" Castillo deve ser publicada nas próximas semanas

Rastro101
Com informações do site O Tempo

31/05/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO julgamento a portas fechadas dos artistas opositores Luis Manuel Otero Alcántara e Maykel Osorbo Castillo foi concluído nesta terça-feira (31), com ativistas denunciando que a advogada do rapper foi afastada do caso dois dias antes e o novo defensor não levou testemunhas. Ambos os artistas aguardam suas sentenças, que devem ser anunciadas nas próximas semanas.

Menos de 72 horas antes do julgamento, a advogada chegou dizendo (...) que a firma havia restringido os julgamentos até 1º de agosto e que, portanto, não poderia estar no julgamento de Maykel, indicou à AFP Anamely Ramos, uma ativista que mora em Miami e afirma ter participado de perto na preparação do caso com a defensora e a mãe de filha do rapper.

Maykel teve que se defender praticamente sozinho, disse em uma mensagem de WhatsApp depois de se comunicar com a ex-esposa de Osorbo, que esteve presente no julgamento.

A segunda audiência do processo, que teve início nesta segunda-feira (30), ocorreu em meio a uma operação de segurança mais discreta do que a do dia anterior no Tribunal Popular Municipal de Marianao. Apenas alguns familiares dos dois artistas e outras três pessoas julgadas na mesma causa judicial tiveram acesso ao tribunal.

A Anistia Internacional e a Human Rights Watch exigiram na semana passada a liberação imediata e incondicional dos dois artistas, enquanto o gabinete de direitos humanos e democracia do Departamento de Estado dos Estados Unidos expressou indignação pelo julgamento. 

O processo está relacionado a um incidente de 4 de abril de 2021, quando Osorbo, de 39 anos, desafiou a polícia quando tentaram prendê-lo por respondê-los mal.

Segundo o arquivo, Osorbo Castillo tentou tirar a pistola de um dos agentes e o chutou. O documento indica que, com a ajuda de outros três acusados, ele se libertou da policia e depois foi, com a esposa, à casa de Otero Alcántara em San Isidro, bairro pobre de Havana Velha.

Naquela tarde, dezenas de vizinhos saíram cantando Patria y Vida, uma uma expressão muito incomum de protesto em Cuba. Osorbo é coautor dessa polêmica canção censurada no país e vencedora do Grammy Latino.

O promotor pediu sete anos de prisão para Otero Alcántara, detido em 11 de julho de 2021 por incitação ao crime, desacato agravado e desordem pública.

Já para Osorbo Castillo, detido desde 18 de maio de 2021, a promotoria pediu 10 anos de prisão pelos crimes de agressão, desordem pública e fuga de presos ou detidos.

(AFP)
 

Link curto:

TÓPICOS:
Opositores

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu