Geral

Parlamento aprova adesão da Finlândia à Otan com maioria de votos

Pedido será encaminhado ao órgão comandado pelos EUA Suécia oficializa intenção de adesão e encerra décadas de neutralidade diplomática

Rastro101
Com informações do site O Tempo

17/05/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO Parlamento finlandês votou, nesta terça-feira (17), em favor da adesão à Otan com uma maioria de mais de 95%, permitindo o envio da candidatura oficial do país nórdico à sede da Aliança.

Ao final de uma sessão parlamenta de dois dias, o projeto de adesão foi adotado por 188 votos a favor, oito contra e nenhuma abstenção.

Mais cedo, a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, assinou, na manhã desta terça-feira (17), um pedido declarando a intenção do país em se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A medida marca um passo formal do governo sueco para aderir à aliança militar liderada pelos Estados Unidos – encerrando décadas de neutralidade militar – à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeia uma evolução dramática na segurança e geopolítica europeias.

“Parece muito grande, muito sério, e parece que chegamos a uma conclusão que é a melhor para a Suécia”, disse Linde. “Não sabemos quanto tempo vai demorar, mas calculamos que pode levar até um ano”. (AFP e agências)

Link curto:

TÓPICOS:
Tratado

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu