Geral

Câmara aprova urgência para votação de projeto que cria 'Dia do Cristão' no país

A “a instituição do Dia Nacional do Cristão atende, portanto, ao critério de alta significação para o maior segmento religioso existente”.

Rastro101
Com informações do site O Tempo

12/05/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA Câmara dos Deputados aprovou, durante sessão nesta quarta-feira (11), requerimento de urgência para votação do projeto de lei 2832/21 que institui o “Dia Nacional do Cristão”, a ser comemorado, anualmente, no primeiro domingo de junho. O texto foi proposto por Soraya Manato (PTB) e também tem assinatura de outros três parlamentares.

Conforme a Casa, “a proposta poderá ser votada nas próximas sessões do plenário”. Na justificativa, a petebista alega que datas comemorativas no Brasil, conforme a lei 12.345 de 2010, devem ser instituídas com base em critérios de “alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade”.

Soraya cita o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pontua que “87% da população brasileira professa a fé cristã, reunidos em igrejas de diversas denominações”. Por isso, defende, “a instituição do Dia Nacional do Cristão atende, portanto, ao critério de alta significação para o maior segmento religioso existente”.

A data não seria feriado – por ser comemorada no domingo –, mas se soma às dezenas de dias comemorativos, dos quais, ao menos seis, são feriados nacionais, de matriz cristã. 

Link curto: https://bit.ly/39f3KuF

TÓPICOS:
Junho

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu