Geral

Países da UE não conseguem embargar petróleo russo

Resistência da Hungria e falta de consenso entre os representantes de 27 nações dificultam as negociações

Rastro101
Com informações do site O Tempo

06/05/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoOs países da União Europeia (UE) conduziram, na quinta-feira (5), difíceis negociações sobre a intenção de adotar um embargo europeu gradual ao petróleo russo, já que a inciativa enfrenta o bloqueio da Hungria, disseram fontes diplomáticas à AFP. 

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, disse em uma entrevista à radio, nesta sexta-feira (6), que a proposta da Comissão Europeia para cortar drasticamente as importações de petróleo russo havia cruzado uma linha vermelha. 

Desde o início, deixamos claro que havia uma linha vermelha, a saber: o embargo energético. Cruzaram essa linha, expressou. 

Em Bruxelas, os representantes dos 27 países mantinham negociações complicadas, confidenciou um diplomata. A adoção de sanções da UE requer o voto unânime dos países-membros. 

A proposta apresentada aos Estados-membros nesta quarta-feira (4) prevê a paralisação das importações de petróleo russo em um prazo de seis meses e de produtos refinados até o fim de 2022. 

No entanto, a proposta lançada concede uma exceção até o final de 2023 para Hungria e Eslováquia, dois países que dependem quase inteiramente das suas importações de petróleo proveniente da Rússia. 

Hungria e Eslováquia consideraram que a duração dessa exceção é insuficiente e a República Tcheca também pediu para se beneficiar dessa mesma exceção. 

Fontes próximas das negociações apontaram que em uma nova versão da proposta de sanções essa exceção, incluindo a República Tcheca, seria estendida até o fim de 2024. 

Outro aspecto controverso nas negociações é a proposta da Comissão Europeia de incluir na lista de cidadãos russos sancionados o chefe da Igreja Ortodoxa russa, o patriarca Kirill I, apresentado como um aliado do presidente Vladimir Putin. 

O sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia pela invasão da Ucrânia também coloca o setor financeiro na mira, já que busca excluir o maior banco russo, Sberbank, e outras duas entidades bancárias do sistema interbancário SWIFT. 

Também propõe vetar a divulgação dos três canais de televisão russos no espaço europeu, incluindo o Rússia 24 e o Rússia RTR.

O tempo está acabando, disse um diplomata. Creio que se pode chegar a um acordo até domingo, lançou outro. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os países que titubeiam ainda não estão prontos. 

Não têm acesso ao mar e estamos discutindo com eles para encontrar soluções (...) para que tenham a garantia de ter segurança para seu abastecimento com petróleo suficiente, acrescentou durante uma videoconferência nesta sexta (6). 

Von der Leyen disse estar convencida de que adotaremos esse pacote. 

Link curto:

TÓPICOS:
Guerra Na Europa

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu