Economia

Veracel implementa sistema para controle de dados de pesquisa de melhoramento genético

A novidade garante mais assertividade no acompanhamento de dados de pesquisas genéticas para as futuras plantações de eucalipto da companhia

Ascom Veracel
15/03/2022 por Redação, atualizado em 13/04/2022 às 10h04 por Redação

DivulgaçãoDivulgaçãoA Veracel Celulose continua avançando em transformação digital na fábrica e no campo. A empresa lançou uma ferramenta que digitaliza, compila e reúne em um sistema único de consulta centenas de planilhas com dados de estudos sobre melhoramento genético de clones de eucalipto. A ferramenta de mercado conhecida como LabWare ELP, implementada e configurada pela parceira LabWare, garante ainda mais confiabilidade nos resultados e permite acompanhar de forma segura e assertiva toda a rastreabilidade dos dados de cada clone estudado pela área de melhoramento genético da Veracel .

O melhoramento genético é um processo de pesquisa fundamental para o setor de florestas plantadas. A partir do acompanhamento de milhares de clones de eucalipto de diversas variações genéticas e idades, serão dadas as recomendações sobre quais são ideais para o plantio, levando em consideração características de solo, clima, incidência de chuvas, resistência natural a pragas e doenças, entre diversos outros fatores que garantem a produtividade das plantações. A funcionalidade otimiza o tempo dos especialistas, aumenta a segurança dos dados, amplia a qualidade das informações tratadas e reduz as possibilidades de erros.

“Ganhamos em agilidade e na garantia da integridade e da confiabilidade dos dados. Além de facilitar as recomendações de plantio geradas pela área”, destaca Rômulo Roberto Andronhuc, coordenador de Sistemas TI da Veracel.
“O projeto está em linha com a estratégia da Veracel de se tornar cada vez mais digital, ao mesmo tempo em que mantém a segurança da informação como prioridade”, complementa Carla da Costa Garcia, coordenadora de Melhoramento Genético da Veracel. “Com a nova ferramenta, temos uma centralização de dados que nos permite realizar conclusões das pesquisas de forma muito mais assertiva e por meio de processos mais dinâmicos e seguros. O que antigamente demandava horas diárias de tratamento de dados, agora fazemos em um clique”, conclui Carla.

A ferramenta foi implementada pela LabWare, em parceria com a Veracel, para configuração de suas regras de negócio.

Sobre a LabWare
Com clientes em mais de 120 países e experiência de 34 anos desde sua fundação, a LabWare é reconhecida como líder mundial no fornecimento de soluções para gestão e automação de laboratórios em nível corporativo, tanto no Controle de Qualidade como P&D. A Plataforma Empresarial para Laboratórios (ELP) combina a premiada solução LabWare LIMS ™ com o LabWare ELN ™, que simula o caderno de laboratório em formato eletrônico, de forma totalmente integrada. A LabWare é um fornecedor de serviços completos, que oferece software, serviços profissionais de implementação e validação de classe mundial, treinamento e suporte técnico, garantindo assim que seus clientes obtenham o máximo de valor de seus produtos. Prestando atenção às necessidades dos clientes, fazendo uso efetivo das principais tecnologias e servindo como um parceiro confiável, a LabWare é referência mundial nesse segmento.

Sobre a Veracel Celulose
A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

Link curto: https://bit.ly/3w4YRhd

TÓPICOS:
Veracel

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu