Geral

MST ocupa centro de pesquisa da Cecplac Itabela; Ministério da Agricultura critica ação

Movimento denuncia o que considera como descaso por parte do Governo do Federal com a CEPLAC

.

Radar64
05/03/2022 por RADAR64

Divulgação/Radar64Divulgação/Radar64

Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Sem Terra ocupam, desde a madrugada de quarta-feira (2), a área onde funciona a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Comissão Executiva Plano de Lavoura de Cacau (CEPLAC).


O órgão do governo federal é responsável pela pesquisa experimental na lavoura de cacau e ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Segundo o MST, as famílias ocuparam a área para denunciar o que consideram como descaso por parte do Governo do Federal com a CEPLAC.


A estação zootécnica funciona em Itabela desde 1982. Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) repudiou a ação do MST e disse que “medidas administrativas e legais estão sendo tomadas”.



MST ocupa centro de pesquisa cacaueira em Itabela

A nota diz ainda que o Mapa busca identificar os autores da ocupação e garantir a continuidade das atividades de pesquisas que estão em execução.




O órgão do governo federal ainda cita a necessidade de preservação do patrimônio físico e científico do local, e cita a presença de veículos, equipamentos e insumos para utilização na área experimental e nos laboratórios de pesquisa, além de 102 cabeças de bovinos e 18 equinos utilizados nas pesquisas.



.


Link curto:

TÓPICOS:
Radar64

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu