Cidadania

Ações de proteção à infância e juventude ganham novos parceiros no Sul da Bahia

Encontro com a Imprensa - O papel da mídia na proteção à infância e adolescência

Assessoria de Comunicação da Veracel
13/08/2013 por Redação, atualizado em 23/08/2013 às 08h26 por Redação

4º Encontro com a Imprensa, com o tema O papel da mídia na proteção à infância e adolescência. Cerca de 40 profissionais de vários meios de comunicação da região que trouxeram suas percepções, exemplos e dúvidas sobre as práticas atuais para abordar este conteúdo. (Foto: Ernandes Alcântara)4º Encontro com a Imprensa, com o tema O papel da mídia na proteção à infância e adolescência. Cerca de 40 profissionais de vários meios de comunicação da região que trouxeram suas percepções, exemplos e dúvidas sobre as práticas atuais para abordar este conteúdo. (Foto: Ernandes Alcântara)

Engajar atores que tenham legitimidade, interesse e recursos para enfrentar esta questão da violação de direitos da infância e adolescência no Sul da Bahia. Este foi o principal objetivo do evento realizado dia 12/08, no Hotel Oceania, em Eunápolis. A empresa Veracel Celulose, em parceria com a Childhood Brasil e o Instituto Tribo Jovens, promoveu o 4º Encontro com a Imprensa, com o tema “O papel da mídia na proteção à infância e adolescência”. Estiveram presentes cerca de 40 profissionais de vários meios de comunicação da região que trouxeram suas percepções, exemplos e dúvidas sobre as práticas atuais para abordar este conteúdo.

Durante o encontro, a coordenadora de Programas da Childhood Brasil, Erika Kobayashi, apresentou a comunicação como ferramenta de mobilização e o potencial de pautas propositivas sobre os direitos de crianças e adolescentes, além de dicas e exibições de conceitos e expressões adequadas, orientando os profissionais da mídia como devem proceder para fazer uma cobertura jornalística respeitosa e politicamente correta em relação aos Direitos Humanos. Na ocasião, diversas questões foram debatidas entre os profissionais como a caracterização da vítima e do agressor, sensacionalismo x interesse público e outras fontes que podem e devem ser acionados nestas pautas, não apenas ao âmbito policial, como é o mais comum.

Erika Kobayashi, coordenadora de Programas da Childhood Brasil, apresentou a comunicação como ferramenta de mobilização e o potencial de pautas propositivas sobre os direitos de crianças e adolescentes. (Foto: Ernandes Alcântara)Erika Kobayashi, coordenadora de Programas da Childhood Brasil, apresentou a comunicação como ferramenta de mobilização e o potencial de pautas propositivas sobre os direitos de crianças e adolescentes. (Foto: Ernandes Alcântara)“É preciso entender o papel dos jornalistas na garantia dos Direitos das crianças e dos adolescentes. Eles são grandes aliados e importantes atores sociais na construção da informação e na transformação dessa realidade. Por isso, este tipo de discussão e debates que tivemos aqui é muito relevante. É preciso sensibilizá-los sobre esta questão e torná-los agentes parceiros no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou Kobayashi.



Fortalecimento da Rede de Proteção

Estes eventos, que fazem parte das atividades do Programa de Proteção em Rede do Extremo Sul da Bahia, visam contribuir com a formulação, implementação e o fortalecimento das políticas públicas de prevenção e atenção integral às situações de violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de qualificação e intervenção junto ao Sistema de Garantia de Direitos, nos municípios de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. As atividades deste projeto foram iniciadas em fevereiro deste ano e o prazo de finalização é em janeiro de 2016.

Ainda como parte das atividades, durante os dias 13 e 14/8, serão promovidas reuniões estratégicas junto aos gestores municipais; representantes de secretarias municipais de assistência social, educação, saúde e de turismo; Ministério Público; Judiciário; Segurança; conselhos de direitos e tutelares e a sociedade civil, com o objetivo elaborar e implementar os Planos Municipais de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, bem como promover ações voltadas para este segmento, nos três municípios. Nesta perspectiva, as reuniões acontecerão no dia 13/07, às 8h30 em Santa Cruz de Cabrália e às 14h em Porto Seguro, e no dia 14/07, às 8h30, em Eunápolis.

Outras reuniões acontecerão no dia 13/07, às 8h30 em Santa Cruz de Cabrália e às 14h em Porto Seguro, e no dia 14/07, às 8h30, em Eunápolis. (Foto: Ernandes Alcântara)Outras reuniões acontecerão no dia 13/07, às 8h30 em Santa Cruz de Cabrália e às 14h em Porto Seguro, e no dia 14/07, às 8h30, em Eunápolis. (Foto: Ernandes Alcântara)

De acordo com a com a diretora do Instituto Tribo Jovens, Iane Petrovich, estas qualificações de agentes, em potencial, proporciona uma importante intervenção junto ao Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente na região. “Este tipo de ação faz grande diferença para o Território de Proteção do Sul da Bahia. Como o nosso trabalho é feito em Rede, quanto mais pessoas puderem contribuir com estas ações, mais eficientes serão as atividades de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, destacou Petrovich.

Para a especialista em Relacionamento com as Comunidades Tradicionais da Veracel, Eunice Britto, estas ações vão ao encontro da missão da empresa para atender às expectativas das futuras gerações com base em sua visão sustentável. “Iniciamos estas atividades com as comunidades tradicionais e, agora, estamos estendendo a outras comunidades de nossa área de atuação. A Veracel entende a importância do respeito às gerações futuras”, destaca Eunice Britto.

Link curto:

TÓPICOS:
Veracel

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu