Geral

Reino Unido pede a Rússia que retire tropas da fronteira ucraniana

Rússia enviou milhares de soldados à fronteira com a Ucrânia, o que provoca o temor entre os países ocidentais de que estaria preparando uma invasão

Rastro101
Com informações do site O Tempo

10/02/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoA ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, pediu nesta quinta-feira (10) à Rússia que retire as tropas reunidas na fronteira com a Ucrânia para iniciar uma desescalada entre Moscou e os países ocidentais, que temem uma invasão militar.

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov me disse hoje que a Rússia não contempla invadir a Ucrânia, mas estas palavras devem ser acompanhadas por ações e nós precisamos ver as tropas e equipamentos posicionados na fronteira ucraniana transferidos para outro lugar, disse Truss, a primeira alta funcionária do governo britânico a visitar Moscou desde 2018.

Lavrov classificou o encontro com Truss de conversa entre um surdo e um mudo e considerou que a colega britânica não ouviu as explicações detalhadas da Rússia sobre suas preocupações relacionadas a uma possível ampliação da Otan.

Tive a impressão de que nossos colegas britânicos ou não têm ideia das explicações dadas recentemente pelo presidente Vladimir Putin sobre a inexistência de intenções bélicas da parte de Moscou, ou as ignoram completamente, disse Lavrov.

A Rússia enviou milhares de soldados à fronteira com a Ucrânia, o que provoca o temor entre os países ocidentais de que estaria preparando uma invasão. Moscou nega as acusações e defende o direito de posicionar tropas em seu território como considerar necessário.

As manobras militares e a mobilização de forças russas em nosso próprio território despertam uma preocupação incompreensível e emoções muito fortes em nossos parceiros britânicos e outras autoridades ocidentais, acrescentou Lavrov.

Link curto:

TÓPICOS:
Para Reduzir Tensão

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu