Geral

Rainha Elizabeth II bate recorde e faz 70 anos no trono da Inglaterra

Comemoração do jubileu de platina da mais famosa monarca do mundo está prevista para junho

Rastro101
Com informações do site O Tempo

05/02/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO Reino Unido decidiu abandonar a União Europeia, 14 primeiros-ministros governaram a Inglaterra, a princesa mais famosa da história morreu em um acidente de carro após sucessivos escândalos, países se desvencilharam da Coroa britânica e clamaram por independência e, durante cada um desses episódios, a Rainha Elizabeth II manteve-se firme no trono. Amanhã, sua majestade completa 70 anos de reinado, a monarca mais longeva da história britânica e a primeira a alcançar o jubileu de platina. As comemorações serão em junho. 

O vulto da rainha sobre a geopolítica internacional chegou enfraquecido ao século 21, mas ela ainda é considerada uma protagonista no imaginário simbólico da cultura britânica e ocidental, destaca o ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), embaixador Marcos Azambuja.

“Ela é uma sobrevivente. Seu reinado começou com o primeiro-ministro Winston Churchill e creio que sobreviverá a Boris Johnson. Ela tem uma trajetória de inúmeras turbulências de filhos, netos, noras, escândalos na família, mas mantém sua integridade pessoal. É a definição do que a Inglaterra enxerga como as melhores qualidades de si mesma”, define o embaixador. 

Dúvidas sobre a saúde da rainha, que está prestes a completar 96 anos, sucedem-se desde a morte de seu marido, o Príncipe Philip, em 2021. Na primeira fila da linha sucessória ao trono, está o primogênito Príncipe Charles, de 73 anos. 

 

Descanso no dia 6 de fevereiro

Tradicionalmente, 6 de fevereiro, data de sua ascensão ao trono, é um dia de descanso para Elizabeth II em sua propriedade de Sandringham. Não há indícios de que este ano será diferente. Até agora, nenhum evento público foi anunciado com a monarca mais famosa do mudo.

 

Janeiro foi de escândalo

As últimas semanas não foram fáceis para Elizabeth II. Em janeiro, seu filho Andrew perdeu todos os títulos militares e patrocínios. E pode ir a julgamento em Nova York por agressão sexual, há 20 anos, contra uma menor supostamente apresentada pelo falecido pedófilo Jeffrey Epstein. 

 

 

Link curto: https://bit.ly/3GtjIN0

TÓPICOS:
Longevidade

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu