Geral

Veja as supostas festas ilegais que ameaçam futuro de Boris Johnson

O governo de Johnson é acusado de celebrar uma dezena de festas em pleno confinamento pela pandemia da Covid-19, que agora são alvo de uma investigação

Rastro101
Com informações do site O Tempo

25/01/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoUma festa de Natal, uma confraternização de despedida, vinho e queijo ao sol... O governo de Boris Johnson é acusado de celebrar uma dezena de festas em pleno confinamento pela pandemia da Covid-19, que agora são alvo de uma investigação da Scotland Yard.

- 15 de maio de 2020

Uma foto publicada pela imprensa mostra o primeiro-ministro, sua agora esposa (então noiva), Carrie, e colaboradores do governo saboreando queijos e vinhos no jardim de Downing Street. 

O país estava em meio ao primeiro confinamento, e os encontros sociais estavam proibidos. Johnson alegou que se tratava de pessoas no trabalho, falando de trabalho.  

- 20 de maio de 2020

Cerca de 100 pessoas são convidadas, por um e-mail enviado pelo secretário particular do primeiro-ministro, Martin Reynolds, para aproveitar o bom tempo, tomando algumas bebidas com distanciamento social nos jardins da residência oficial. 

Naquele momento, os britânicos podiam se encontrar apenas com uma pessoa, ao ar livre e em um local público. 

Estima-se que 40 pessoas compareceram, entre elas Boris Johnson e Carrie.

- 19 de junho de 2020

Johnson participa de uma festa surpresa de aniversário organizada em sua homenagem em Downing Street. Cerca de 30 pessoas estiveram no evento, segundo o canal ITV. Uma porta-voz afirma que o primeiro-ministro ficou por menos de dez minutos nessa breve reunião de sua equipe.

- 13 de novembro de 2020

A imprensa fala de uma festa com colaboradores na residência oficial de Johnson. O dirigente alega que as normas foram cumpridas o tempo todo. Nesse momento, o Reino Unido estava em seu segundo confinamento.  

- 27 de novembro de 2020

Testemunhas anônimas citadas pela imprensa afirmam que, apesar do confinamento, aconteceu uma festa de despedida para uma funcionária de Downing Street. Nela, o primeiro-ministro teria, inclusive, discursado. O encontro teria reunido cerca de 50 pessoas em uma sala. 

- 10 de dezembro de 2020

O Ministério da Educação confirmou que, em 10 de dezembro, celebrou uma festa, na qual cerca de 20 pessoas se reuniram para tomar bebidas e canapés. Depois do fim do segundo confinamento na Inglaterra, Londres ainda aplicava restrições que proibiam pessoas de casas diferentes de se reunirem em espaços fechados.

- 14 de dezembro de 2020

Após a publicação de uma foto na imprensa, o Partido Conservador admitiu a celebração de uma festa não autorizada em sua sede de Londres, organizada pela equipe do então candidato à prefeitura de Londres, Shaun Bailey. Depois disso, ele renunciou como presidente da comissão de polícia e crime da prefeitura de Londres.  

- 15 de dezembro de 2020

O jornal Sunday Mirror publica uma foto do primeiro-ministro ao lado de dois assessores, participando de um concurso de perguntas online. Downing Street admitiu que o dirigente participou brevemente do ato, destacando que era virtual.  

- 16 de dezembro de 2020

O Ministério de Transportes pediu desculpas por uma festa de Natal inadequada celebrada em seus escritórios.   

- 18 de dezembro de 2020

Uma colaboradora próxima de Johnson renunciou ao cargo, após brincar em um vídeo que viralizou sobre uma festa de Natal à qual teriam comparecido cerca de 40 pessoas nesse dia, em Downing Street. 

O primeiro-ministro disse que estava furioso e que, desde que o assunto começou, foi garantido repetidamente que não aconteceu nenhuma festa e que nenhuma regra foi violada.

- 16 de abril de 2021

Segundo o jornal Daily Telegraph, duas reuniões de despedida com álcool foram organizadas em Downing Street na véspera dos funerais do príncipe Philip, esposo da rainha Elizabeth II, que sentou-se sozinha, distante de seus familiares e amigos, no funeral na capela do Castelo de Windsor.

Boris Johnson afirma que não esteve presente nessas reuniões, nas quais o álcool foi levado clandestinamente em uma mala, porque estava em sua casa de campo em Chequers.

Downing Street pediu desculpas à rainha.

- Vinhos às sextas-feiras

O Mirror afirma que, todas as sextas-feiras, os funcionários de Downing Street terminavam sua semana de trabalho compartilhando uma garrafa de vinho, uma tradição de longa data que continuou mesmo com a pandemia.

Link curto:

TÓPICOS:
Lista

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu