Geral

Tempestade de neve cancela 2.900 voos e deixa 235 mil sem energia

Previsão do Serviço de Meteorologia é de que milhões de americanos ainda sejam afetados nesta segunda (17)

Rastro101
Com informações do site O Tempo

17/01/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoMilhões de americanos foram afetados neste domingo (16) por uma enorme tempestade que atinge com neve e gelo o leste dos Estados Unidos, causando quedas de energia, transtornos nas estradas e suspensões de voos. A previsão do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), era de que até 30 centímetros de neve caíssem em uma área que se estende do Tennessee à Geórgia, no sudeste, até Vermont e o estado de Nova York, a nordeste até a segunda-feira (17). Milhares de voos foram cancelados e uma parte da rodovia interestadual I95 na Carolina do Norte foi fechada.

Os motoristas foram avisados sobre condições perigosas nas estradas e congestionamento pesado do Arkansas, ao sul, até o Maine, ao nordeste. Cerca de 2.900 voos domésticos e internacionais foram cancelados até o meio-dia de domingo, segundo o site FlightAware, e outros 2.400 foram adiados.

A Flórida, a sudeste, geralmente com bom tempo, foi afetada por vários tornados e queda de neve, causados por esta tempestade que também gerou danos materiais e inundações costeiras neste domingo, segundo o canal do clima.

Dos estados da Carolina do Norte e do Sul, remontando aos Apalaches, gelo e rajadas de vento complicam a situação. O alerta de inverno preocupa mais de 80 milhões de pessoas, segundo a imprensa americana.

Pelo menos 235 mil pessoas ficaram sem energia no sudeste, incluindo 150 mil nas Carolinas, de acordo com o portal PowerOutage.us.

A Geórgia, um dos estados mais afetados, foi declarada por seu governador, Brian Kemp, em estado de emergência desde sexta-feira. Assim como a Virgínia e a Carolina do Norte.

No nordeste dos Estados Unidos, centenas de motoristas permaneceram bloqueados por quase 20 horas em um grande eixo de conexão com a capital, Washington.

 

Link curto:

TÓPICOS:
Estados Unidos

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu