Geral

Servidores do Estado retornam ao trabalho presencial na Cidade Administrativa

A volta se dá com o fim do decreto de calamidade pública criado em razão da pandemia de Covid-19

Rastro101
Com informações do site O Tempo

03/01/2022 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoEm teletrabalho desde março de 2020, a maioria dos servidores estaduais retornaram, nesta segunda-feira (3), ao trabalho presencial na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O retorno se dá com o fim do decreto de calamidade pública criado em razão da pandemia de Covid-19.

Apesar da volta presencial, uma nova política de teletrabalho passa a vigorar na administração estadual de forma definitiva. O chamado Política Permanente de Teletrabalho na Administração Pública já pode ser adotado e prevê duas modalidades: a execução parcial, que combina o trabalho remoto com o trabalho presencial, e a execução integral, na qual todas as atividades do servidor são realizadas remotamente. 

Até o momento, 29 órgãos optaram por aderir pelo sistema que tem como “objetivo contribuir com o aumento da produtividade e da qualidade do serviço público, estimular a motivação e o comprometimento dos servidores com os objetivos organizacionais, além de promover a cultura orientada para resultados, com foco na eficiência e na efetividade dos serviços prestados, e incentivar a inovação e a melhoria contínua do ambiente organizacional”.

Cuidados

Segundo o governo,  a nova política de teletrabalho foi estruturada a partir de um estudo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que teve início em 2019 e previa a implantação de um projeto experimental. O projeto foi suspenso no início da pandemia de Covid-19, quando o Regime Especial de Teletrabalho foi adotado no Executivo, em razão da situação de emergência em saúde pública.

Segundo o governo de Minas, as medidas de prevenção já adotadas no complexo serão reforçadas para evitar a propagação da doença, como a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o tempo de permanência na sede do Executivo e a utilização de álcool em gel 70%

O governo recomenda ainda o revezamento nos horários de entrada e saída dos servidores, bem como no horário de almoço, para evitar aglomerações. No entanto, não serão mais necessárias a medição de temperatura e o preenchimento do questionário para a entrada nos prédios.

Algumas ações que já são realizadas desde o início da pandemia e da implantação do teletrabalho devem ser intensificadas, como a aspiração dos carpetes, a limpeza dos ambientes e a disponibilização dos totens de álcool em gel em todo o complexo.

Os ônibus fretados de uso exclusivo dos servidores, que realizam o percurso Estação Vilarinho – Cidade Administrativa, vão retomar sua operação a partir de segunda-feira (3) com o quadro completo de horários.

Além disso, foram instalados painéis de acrílico nas recepções e bebedouros com sensores automáticos, além da disponibilização de mais mesas e cadeiras nos espaços comuns (refeitórios, Centro de Convivência, 9º andar Minas e Gerais).

Link curto: https://bit.ly/3qM190E

TÓPICOS:
Nesta Segunda-feira

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu