Geral

Lya Luft morre aos 83 anos em Porto Alegre

Há 7 meses a escritora lutava contra um melanoma descoberto já com metástase

Rastro101
Com informações do site O Tempo

30/12/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoApós 7 meses lutando contra um melanoma, descoberto já com metástase, a escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira, 30, aos 83 anos, em Porto Alegre. As informações foram compartilhadas pela filha da autora, Suzana Luft. A cerimônia de despedida deve ser restrita aos familiares.

Com a descoberta da doença, Lya chegou a ficar internada, mas ela preferiu ir para casa antes do Natal, passando os últimos dias ao lado da família. Suzana informou que a mãe dela morreu enquanto dormia.

A autora era filha de descendentes alemães e, em casa, foi estimulada a desenvolver o hábito da leitura. Mais tarde, se tornaria uma das principais escritoras e tradutoras do país.

Lya também se dedicou à carreira acadêmica. Ela era mestre em Linguística e Literatura Brasileira e foi professora universitária. Além disso, foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

Ela publicou sucessos, como Perdas e Ganhos, Pensar é Transgredir e As Parceiras. Sua mais recente publicação, lançada no ano passado, foi As Coisas Humanas.

Repercutindo a notícia da morte de Lya, a Academia Riograndense de Letras emitiu uma nota em tom de lamento e de homenagem à escritora.

Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias, escreveu o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Link curto:

TÓPICOS:
Luto

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu