Geral

Temporal no Extremo Sul causa três mortes, interdita estradas e deixa vários desabrigados

Em Itamaraju, um homem e duas crianças morreram soterradas devido a um deslizamento

.

Radar64
09/12/2021 por RADAR64

Divulgação/Radar64Divulgação/Radar64

Os temporais que atingem toda a região Extremo Sul desde a tarde de terça-feira (07) causaram três mortes, provocaram estragos em diversos municípios, bloquearam estradas e deixaram inúmeros desabrigados e desalojados.


Em Itamaraju, um homem de 26 anos e duas crianças, de 9 e 4 anos, morreram soterrados devido a um deslizamento de terra. As fortes chuvas ocorridas na madrugada de quarta feira deixaram muitas famílias desabrigadas.


Um trecho da BA- 489, que liga os municípios de Itamaraju e Prado, também está bloqueado. Um rio transbordou e a parte da pista cedeu.


Pela manhã, a prefeitura fez uma reunião extraordinária para planejar como seria feito o trabalho de resgate, ajuda e retirada de todos aqueles que estão em área de risco. Foram montados quatro pontos de apoio para atender os desalojados.


Samu resgata vítima de desmoronamento em Itamaraju

Na manhã desta quarta-feira (08), um trecho da BR-101, próximo à entrada de Itamaraju, ficou totalmente bloqueado depois que um córrego transbordou e inundou a pista.


Em Jucuruçu, dois rios transbordaram e inundaram diversas ruas da cidade, deixando muitas famílias desabrigadas. Vídeos divulgados em redes sociais mostram idosos e crianças sendo resgatados dos imóveis alagados, alguns em colchões e outros de cima de telhados.


Na noite de terça-feira, as chuvas também provocaram quedas de barreiras e inundações na BR-101, no trecho entre os municípios de Itabela, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Em vários pontos da rodovia, há muita lama e barro na pista. Na altura do km 803, a água de um rio passou por cima de uma ponte.


Em Jucuruçu, idosos e crianças sendo resgatados dos imóveis alagados, alguns em colchões

A forte chuva que atingiu Teixeira de Freitas, na terça-feira, causou estragos em diversos pontos da cidade e deixou várias famílias desabrigadas. Muitas casas foram invadidas pela água e os moradores perderam todos os móveis.


De acordo com a Defesa Civil, três casas desabaram, assim como o muro de outras duas residências.
A fim de minimizar os danos causados pelos cerca de 140 mm de chuva, a prefeitura está realizando intenso trabalho de limpeza, manutenção e reparos nos locais mais afetados, principalmente porque a previsão é de mais chuva para os próximos dias.


A Prefeitura pediu que as pessoas saiam dos locais de risco e procurem os locais de apoio oferecidos. Diversos pontos da cidade foram isolados devido ao risco de desabamento.


Um trecho da BA- 489, que liga os municípios de Itamaraju e Prado, também está bloqueado

A prefeitura divulgou uma nota, no início da tarde desta quarta-feira, informando que todas as secretarias do município estão trabalhando para atender as famílias atingidas pelas fortes chuvas da noite de terça-feira.


Em Porto Seguro, a Polícia Militar disse que não procede a informação de que um trecho da BA-001, que liga a BR-367 ao distrito de Trancoso, teria sido interditado devido ao alagamento ocasionado pelas fortes chuvas, conforme um vídeo que circulou nas redes sociais. Policiais se deslocaram do distrito de Vale Verde até Trancoso e confirmaram que o trânsito nos dois sentidos da rodovia está fluindo normalmente.


MAIS CHUVA – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, em relação à ocorrência de chuvas intensas e fortes ventos no Extremo Sul baiano a partir da manhã desta quarta-feira (08). Institutos de meteorologia advertem para o risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.


.


Link curto:

TÓPICOS:
Radar64

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu