Geral

Vereadores visitam Mineirão para apurar denúncias de assédio

Requerimento autorizando a visita foi aprovado pela Comissão de Mulheres nesta sexta-feira (26)

Rastro101
Com informações do site O Tempo

27/11/2021 por Redação

Divulgação/O TempoDivulgação/O TempoO Mineirão receberá, no dia 10 de dezembro, visita de vereadoras da Comissão de Mulheres na Câmara Municipal de Belo Horizonte para averiguar a estrutura técnica e tecnológica que o estádio disponibiliza para prevenção, atendimento e combate a casos de importunação sexual durante eventos na arena. A visita será feita após torcedoras do Atlético-MG denunciarem casos de assédio, conforme OTempo mostrou em 11 de novembro. 

Durante a ida ao estádio, também serão avaliados os protocolos para divulgação da campanha “Todos Contra a Importunação Sexual” dentro e fora do Mineirão. A realização da visita foi solicitada pelo vereador Rubão (PP). “Os vereadores também vão verificar a possibilidade de criação de uma sala de acolhimento das vítimas que permita acompanhamento psicológico imediato”, diz nota da Câmara Municipal. 

Na ocasião, os parlamentares também conversarão com os administradores do Mineirão para avaliação do treinamento aplicado aos funcionários para auxílio e acolhimento às vítimas de assédio e de localização ou neutralização dos prováveis suspeitos. 

Informações 

A Comissão de Mulheres da Câmara Municipal também aprovou aval para pedido de informações à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp- MG) e à Secretaria Municipal de Saúde sobre as medidas adotadas pelos órgãos para atender as determinações da Lei 13.931/2019 A norma prevê mais celeridade nas comunicações oficiais às autoridades policiais dos casos de violência contra a mulher. 

Defesa 

Procurada, a assessoria de comunicação do Mineirão informou que o estádio repudia qualquer ato de importunação sexual e de violência de gênero, raça ou cor, além de contribuir com as autoridades na apuração das denúncias. Em nota enviada à reportagem, o Mineirão ainda destacou que antes da visita dos vereadores já adotou medidas como o lançamento da campanha Todos contra a Importunação Sexual, inclusive, com exibição de vídeos de uma campanha da Defensoria Pública de Minas Gerias no telão e nas televisões do estádio para incentivar o enfrentamento à violência contra as mulheres.

O estádio ainda informou que quando casos de assédio acontecem durante os eventos esportivos, as ações são para minimizar todos os impactos causados na vítima e direcioná-las da maneira mais adequada. O objetivo é melhorar as ações por meio de um trabalho interdisciplinar com os diversos atores da sociedade, cada qual com a sua competência.

 

Link curto:

TÓPICOS:
Assédio

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu