Cidadania

Manifestações simultâneas prometem ser pacíficas em Eunápolis e Porto Seguro

Itamaraju, Teixeira de Freitas e outras cidades da Bahia também participarão

Rastro101
18/06/2013 por Redação, atualizado em 20/06/2013 às 22h48 por Redação

Cartaz exibidos nas Redes Sociais nesta segunda-feira. (Divulgação)Cartaz exibidos nas Redes Sociais nesta segunda-feira. (Divulgação)

Na próxima quinta-feira (20), haverá uma grande manifestação simultânea que envolverá diversos estados no Brasil. Na Bahia, várias cidades já aderiram ao movimento, como é o caso de Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

Cartaz dos manifestantes pedem para as pessoas saírem às ruas em Eunápolis. (Divulgação)Cartaz dos manifestantes pedem para as pessoas saírem às ruas em Eunápolis. (Divulgação)O "ato nacional" é um protesto em apoio às manifestações que estão acontecendo por todo o país e que promete uma grande mobilização na luta contra a corrupção, violência policial e criminalização de movimentos sociais.

Em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, haverá uma grande concentração às 16 horas na Praça da Matriz e depois um trajeto pela Avenida Porto Seguro até a BR-367, em seguida voltarão para o local inicial. Em Eunápolis, o principal motivos para as manifestações são a segurança pública, transporte, educação, saúde e cultura no município.

Cartaz de divulgação em Porto Seguro. (Divulgação)Cartaz de divulgação em Porto Seguro. (Divulgação)O grupo "Acorda Itamaraju" tomaram a frente para alertar e exigir o comprometimento dos cidadãos na luta para mudar o cenário da cidade. O objetivo, segundo os organizadores, é mostrar à sociedade que algo deve ser feito para mudar a realidade. As reivindicações em Itamaraju cobram qualidade no transporte público, educação, segurança e saúde.

Em Teixeira de Freitas a manifestação será realizada na quarta-feira (19). O ponto de encontro para o protesto será na "Praça da Prefeitura" e o horário ainda será definido.

Já em Porto Seguro, a concentração inicial será às 14 horas em um local conhecido como "Trevo do Cabral". As reivindicações na cidade abordam a redução imediata nas tarifas, melhoria dos serviços prestados, horários e aumento da frota de ônibus que faz o transporte público.

De acordo com organizadores, a proposta inicial é de que as tarifas voltem ao valor que era cobrado antes do aumento.

Organizadores de ambas as cidades afirmam que o movimento promete ser pacífico e que não é necessariamente uma revolta, e sim uma manifestação de busca de melhorias para todos. A manifestação é do povo e não tem nenhum vínculo partidário, segundo eles.

Infográfico / Rastro101Infográfico / Rastro101

Manifestações pacíficas

Como exemplo da manifestação em Belo Horizonte, os policiais abriram caminho no trânsito para os protestantes passarem, apesar de ser decretado que naquele dia não poderia fazer manifestação que atrapalhasse o trânsito.

"O objetivo é de mostrar a voz e não botar fogo em ônibus ou praticar qualquer tipo de violência", destacam manifestantes em uma página da internet, e ressaltam que uma vez que há a violência, a reação policial é justificada e isso não pode acontecer.

Link curto:

TÓPICOS:
Manifestações Pacificas 020 Centavos

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu