Geral

Seis agroindústrias serão implantadas em associações do sul da Bahia

Associação de União Baiana, Distrito de Itagimirim mostra Força

Secom
21/02/2013 por Rafael Amaral, atualizado em 21/02/2013 às 20h38 por Rafael Amaral

Representantes das seis entidades participaram da cerimônia realizada no auditório da Casa Civil do Governo do Estado. (Divulgação)Representantes das seis entidades participaram da cerimônia realizada no auditório da Casa Civil do Governo do Estado. (Divulgação)

As associações contempladas pelo edital de apoio a empreendimentos econômicos solidários e da agricultura familiar assinaram, na tarde desta quarta-feira (20), o termo de compromisso para implantação de Agroindústrias Simplificadas de Hortifruticultura. A ação faz parte do Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Veracel Celulose, inserido no programa Vida Melhor.

Seis entidades foram selecionadas pelo edital, que também inclui a aquisição de veículos utilitários e utensílios: Associação de Agricultores Indígenas Patoxó da Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália), Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Luis Inácio Lula da Silva (Santa Cruz Cabrália), Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Jequitinhonha (Belmonte), Associação Projeto Maravilha (Eunápolis), Associação Unida Roça do Povo (Porto Seguro) e A Associação dos Pequenos Produtores Rurais de União Baiana (Itagimirim).

O secretário estadual da casa Civil, Rui Costa, ressaltou que o objetivo fundamental desta iniciativa é o benefício direto ao cidadão. “Os equipamentos vão viabilizar a escala e a autonomia de produção às 960 famílias beneficiadas, incrementando a sua renda. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas e seguiremos trabalhando, prioritariamente, pelos que mais precisam”, explicou Rui.

O Policial Militar e Professor Agnevaldo Cardoso, liderança no Projeto Roça do Povo de União Baiana, agradeceu e parabenizou a Veracel pelo empenho nas melhorias da região, aos secretários e demais órgãos pelo apoio e fortalecimento da agricultura familiar no Território da Costa do descobrimento: "Este é mais um momento de alegria e de agradecimento a todos que vêem na agricultura familiar uma das alternativas para o desenvolvimento econômico e social da nossa Região". Agnevaldo ainda agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Itagimirim, dos companheiros da Rede Social de União Baiana e da FTL (FRENTE DE TRABALHADORES LIVRES), representada por Soraia Luiza que tem sido uma ponte entre os movimentos sociais e o Governo Estadual e salientou também que existem outros desafios para região que devem ser abraçados por todos numa corrente única.

De acordo com o agricultor familiar Cosme Figueiredo (54 anos), representante da Associação de Agricultor Indígena Coroa Vermelha, a produção de abacaxi, banana, coco e de hortaliças do grupo será beneficiada em larga escala. “Vamos usar esses equipamentos em prol do trabalho das 200 famílias da comunidade. Com certeza, teremos mais produtos para comercializar na feira”, disse. O representante adiantou que irá tentar firmar convênio com a prefeitura municipal e vender os produtos para a merenda escolar.

Na cerimônia, realizada no auditório da Casa Civil do Governo do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, estavam presentes, além dos representantes das entidades e do secretário Rui Costa, o gerente de sustentabilidade da Veracel Celulose, Renato Carneiro, e o superintendente da Agricultura Familiar do Estado, Wilson Dias.

Link curto:

TÓPICOS:
Associação Veracel Secom

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu