Saúde

Estudo britânico indica que taxa de letalidade da covid-19 está em 0,66%

Número está bem abaixo de outras doenças conhecidas

Informações: R7
01/04/2020 por Redação, atualizado em 01/04/2020 às 11h48 por Redação

A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vem se mostrando menos letal que outras já bem conhecidas pela comunidade científica. É o que aponta um estudo elaborado por universidades britânicas. (Reprodução)A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vem se mostrando menos letal que outras já bem conhecidas pela comunidade científica. É o que aponta um estudo elaborado por universidades britânicas. (Reprodução)A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vem se mostrando menos letal que outras já bem conhecidas pela comunidade científica. É o que aponta um estudo elaborado por universidades britânicas baseado em dados sobre a propagação do vírus na China.

De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade do SARS-CoV-2 estaria entre 0,66%, quando considerado os casos subnotificados, e 1,38%, analisando apenas os testados em laboratório. O artigo, publicado na segunda-feira (30) na revista The Lancet Infectious Diseases, foi baseado em 70.117 casos clínicos diagnosticados no país oriental.

Quando comparada com outras doenças provocadas por vírus, a covid-19 fica à frente apenas da gripe 1, que varia entre 0,01% a 0,08% de óbitos (em uma escala global de casos confirmados). Os dados são de relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado em 2010, após o surto de 2009.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
No entanto, frente ao ebola (50%), a Síndrome Respiratória Aguda Grave (15%) e a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (20% a 40%), o novo coronavírus vem demonstrando que, embora a velocidade de contaminação seja maior, o número de pacientes que morreram é extremamente menor — considerando o universo epidemiológico individual de cada uma das enfermidades.


Shigui Ruan, cientista da Universidade de Miami, publicou um comentário ao lado do estudo ressaltando que os índices de mortalidade podem apresentar ligeira variação entre os países. "Isso se deve a diferenças nas medidas de prevenção, controle e mitigação implementadas", explicou.

De acordo com levantamento do R7 com base nos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a taxa de letalidade da covid-19 no Brasil é três vezes menor do que a registrada na Itália.

Até a última segunda-feira (30), o Brasil tinha informado à autoridade máxima de saúde no mundo 3.904 casos confirmados, com 114 mortes. Isso representa uma taxa de mortalidade de 2,92%. Na prática, de cada cem pessoas que pegam o vírus, 3 morrem no país.

Gravidade
A gravidade da covid-19 estaria diretamente associada com a idade dos pacientes infectados com o novo coronavírus. De acordo com a pesquisa, a taxa de letalidade em pessoas entre 20 e 30 anos é de apenas 0,031%, mas fica perto de 8% quando analisado os óbitos de pessoas com mais de 80 anos.

Os responsáveis pelos estudam ainda fazem uma estimativa de que entre 50% e 80% da população mundial pode estar infectada com o vírus, ao mesmo tempo em que salientam que a maioria das pessoas se recupera, mesmo depois de sofrer sintomas graves.

Link curto: https://bit.ly/2X0E4K8

TÓPICOS:
Letalidade covid-19

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu