Saúde

Carreta do rastreamento de Câncer de Mama estará em Itagimirim na próxima semana

Segundo estimativas da Sesab, Itagimirim possui 654 mulheres na faixa etária alvo do programa

Ascom – Prefeitura de Itagimirim
22/07/2019 por Redação, atualizado em 22/07/2019 às 23h21 por Redação

nir Brillantino, do secretário de municipal de Saúde, Leopoldo Lacerda, além toda a equipe de Atenção Básica do município. (Ascom-Itagimirim)nir Brillantino, do secretário de municipal de Saúde, Leopoldo Lacerda, além toda a equipe de Atenção Básica do município. (Ascom-Itagimirim)Foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 22, na Câmara de Vereadores de Itagimirim, o projeto de Rastreamento do Câncer de Mama, que é uma estratégia da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres de 50 à 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

A carreta do projeto estará em Itagimirim entre os dias 29/07, segunda-feira e, 01/08, quinta, realizando os procedimentos de mamografia de 7h00 às 18h00, contando com total apoio da Prefeitura Municipal. Segundo estimativas da Sesab, Itagimirim possui 654 mulheres na faixa etária alvo do programa, sendo que a meta de é de que no mínimo 80% deste público seja alcançado.

Durante os quatro dias em que a carreta estiver em Itagimirim, a previsão é de que sejam atendidas entre 140 e 150 mulheres por dia nos dois mamógrafos digitais disponibilizados para os procedimentos.

*** TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE ***
Toda a dinâmica e os objetivos do programa foram apresentados na Câmara Municipal pela técnica da Sesab Maristela Lessa e por Jane Glaucia, que atua como coordenadora do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama- Estratégia Itinerante.

O evento contou com a presença da prefeita Devanir Brillantino, do secretário de municipal de Saúde, Leopoldo Lacerda, além toda a equipe de Atenção Básica do município, que fará a mobilização das mulheres na sede do município, no distrito de União Baiana e zona rural.

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia e consiste na realização de mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos em todos os 417 municípios do estado.

Link curto:

TÓPICOS:
Mamografias itagimirim projeto

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu